(17/02/2007) – Wesley Saikama, estudante de design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ficou em segundo lugar no Concurso de Design Peugeot, do qual participaram cerca de 4 mil projetos elaborados por concorrentes de 113 países. Os dez finalistas foram escolhidos após votação de cerca de 116 mil internautas. A classificação final foi definida por um júri criado por Frédéric Saint-Geours, diretor-geral da Peugeot, com base em critérios como originalidade do projeto, qualidade da apresentação final (visuais, explicação do conceito) e coerência com o tema. O primeiro lugar coube ao romeno Mihai Painatescu e o terceiro ficou com o venezuelano Gustavo Ferrero.

N Jooy, de Wesley Saikama
O projeto N Jooy, de Saikama, foi Inspirado em antigos veículos de Fórmula 1. Possui esferas ao invés de rodas, controladas por motores elétricos independentes. “Foi um resultado inesperado”, declara Wesley Saikama, que pela primeira vez participou de um concurso dessa dimensão, em nível mundial. “Tive conhecimento do concurso durante a terceira edição, mas não teria tempo hábil para criar o projeto”, afirma. Visando uma futura participação, Saikama passou a realizar pesquisas focadas nos veículos de série e concept-cars Peugeot, buscando referências também nos projetos vencedores das edições anteriores e em pesquisas pela Internet, inclusive através do game X Box 360.
O esforço valeu a pena. A partir da divulgação do tema, o estudante precisou de dois meses para desenvolver seu projeto, e mais duas semanas para adaptá-lo ao computador. “Esse reconhecimento será muito importante profissionalmente, pois creio que poderá me abrir portas no mercado de trabalho”, conclui Saikama, que pretende ainda investir em outros cursos para obter êxito nesta área de trabalho.

Flux, primeiro colocado
O vencedor do concurso foi o Flux, projeto elaborado pelo romeno Mihai Painatescu, estudante do Instituto Europeu de Design, de Turim. O projeto foi criado sob um conceito de versatilidade, com a finalidade de possibilitar o uso em diferentes condições de piso. O design traz uma mistura harmoniosa de linhas retas e curvas, visual característico da marca Peugeot, e apresenta medidas relativamente pequenas, com 3,5 m de comprimento por 1,65 m de largura. O Flux é movido por meio de uma estação de energia de hidrogênio compacta localizada na parte traseira do veículo, em conjunto com um tanque instalado sob o capô dianteiro.
Já o terceiro lugar foi conquistado pelo venezuelano Gustavo Ferrero, com o projeto Allscape. Trata-se de um veículo híbrido – pode ser movido a gás natural ou através de quatro motores elétricos, localizados na rodas -, que traz suspensão esportiva rígida e um sistema de transmissão seqüencial de sete velocidades, com três modos de utilização: automática, manual e F1.
O Concurso de Design Peugeot é realizado desde 2000 com o objetivo de proporcionar aos designers amadores uma oportunidade de expressarem seu espírito criativo a partir do tema “Automóvel”. Os concept-cars ilustram de forma brilhante a importância da estética à Peugeot, alinhada a valores como inovação, tecnologia e preocupação com o meio ambiente, para que o automóvel seja sempre um prazer.