(17/03/2007) – Os bons resultados da Honda no mercado brasileiro – que cresceu 17% em 2006 – estão dando frutos. A empresa – que está ampliando a fábrica de Sumaré (SP) visando atingir capacidade para produzir 450 carros/dia – planeja montar uma nova linha e passar a fabricar localmente também o conjunto de motor e transmissão, hoje importado Japão.
Segundo fontes ouvidas pelo site, motor e cabeçote serão produzidos em alumínio, na fundição própria da Honda. Será o primeiro motor em alumínio usinado em série no País.
O início da produção ainda não está definido, mas pesou na decisão o fato de a fábrica do Japão e a dos EUA estarem no limite da capacidade. Segundo a Honda, motor e transmissão representam 40% dos custos de produção de um automóvel.
Hoje, o índice de nacionalização de Civic e do Fit está em torno de 70%, já que alguns componentes que equipam os motores importados são produzidos localmente.
Segundo a Gazeta Mercantil, a capacidade de produção da Honda deve atingir 100 mil carros. Em 2007, a empresa prevê a produção de 85 mil carros (com previsão de exportar 15 mil). No ano passado, produziu 67 mil (4 mil exportados). Em 2006, o faturamento da marca foi de US$ 1,7 bilhão. O faturamento com a linha de motocicletas, em Manaus (AM), atingiu US$ 2,897 bilhões no mesmo período.