(24/03/2007) – O balanço anual da Embraer, apresentado na semana passada, registrou queda na receita líquida e no lucro líquido em 2006. A receita líquida caiu de R$ 9,133 bilhões em 2005 para R$ 8,342 bilhões em 2006 (-8,7%). O lucro foi de R$ 621,7 milhões, 12,3% menor que os R$ 708,9 milhões do ano anterior.
Segundo a empresa, a queda é resultado das dificuldades encontradas com a cadeia de fornecimento dos jatos 190/195, que resultou na redução das entregas previstas. Dos 145 aviões previstos foram entregues apenas 130. Nesse sentido, a empresa alterou a sua previsão de entregas de 150 para 165 a 170 aeronaves em 2007.
Os “atrasos constantes no fornecimento de peças” foram apontados como causa principal, especialmente na fabricação e montagem da asa, na qual a Embraer mantinha um parceria com a Kawasaki Heavy Industries. A Embraer decidiu absorver o negócio.
Entre os pontos positivos destacados no balanço estão o aumento da carteira de pedidos firmes, que atingiu US$ 14,8 bilhões em 2006, com um crescimento de 42,3% em relação ao período anterior, o maior valor já registrado pela empresa. Na área de aviação comercial a empresa soma 225 pedidos firmes. No segmento de jatos executivos, a Familía Phenom lançada em 2005 contava – em 31 de dezembro de 2006 – com 350 ordens firmes.
No total, a carteira de pedidos firmes da empresa atingiu o nível recorde de US$ 14,8 bilhões, 11,3% maior que no trimestre anterior. Conforme a empresa, “a família Embraer 170/190 continua mostrando um bom desempenho de vendas, tendo acumulado um total de 619 pedidos firmes e 568 opções de compra”.
No balanço, a Embraer classificou entre os “Destaques de 2006” o fato de ter atingido importante etapa do programa da família de jatos Embraer 170/190, obtendo a certificação e iniciando as entregas do jato Embraer 195, a maior aeronave já produzida pela empresa. E ainda a reafirmação de seu compromisso em ser um dos grandes fabricantes de aeronaves no mercado de aviação executiva lançando, em outubro, o Lineage 1000, jato executivo para a categoria ultra-large baseado na plataforma do Embraer 190.