(2/12/2006) – Fabricante de sistemas de fixação e sujeição, a Röhm está presente no mercado brasileiro desde 1959. A fábrica brasileira opera desde 1976, em São Paulo. Nesses quase 50 anos no País, estabeleceu várias parcerias com fabricantes de máquinas e clientes finais.
Uma das parcerias mais produtivas e duradouras é a firmada com a fabricante de tornos Ergomat, a ponto de a Röhm ter produzido um catálogo específico para atender às necessidades dos clientes da empresa. Lourenço Giammusso, supervisor do recém-criado Departamento de Engenharia de Aplicação da Röhm, conta que a empresa procura atender à demanda das produções seriadas dos fabricantes de máquinas. No caso da Ergomat, como principal fornecedor, resolveu produzir um catálogo, para facilitar a escolha dos usuários finais.
Do catálogo constam quatro placas de sujeição automática de três castanhas. A KFD-HS, para altíssimas rotações, voltada para a usinagem de precisão de peças em forma de eixos ou flangeadas; a KFD-HF, também para altíssimas rotações, com sistema de compensação de força centrífuga, que assegura a manutenção da força de sujeição em todas as faixas de rotação; a Duro-NC, com sistema de troca rápida de castanhas, elevada precisão e alta força na sujeição; e a KFD-HE, com sistema de cunha, e ampla passagem que possibilita a usinagem de barras, assim como de peças fundidas e forjadas.
Do catálogo consta ainda a KZF, placa porta-pinças, equipada com sistema de troca rápida de pinças, do tipo baioneta, para aplicações em tornos NC/CNC, na usinagem de barras.
A Röhm oferece ainda várias outros acessórios e ferramentas para a linha Ergomat, como o cilindro hidráulico com ou sem passagem de barras, ferramentas acionadas, contrapontas rotativas, porta-pinças de tração, mandris de sujeição, placa indexável, luneta autocentrante, entre outros.
A Röhm também desenvolve projetos especiais de fixação, em conjunto com a Ergomat, para atender solicitações dos clientes finais da empresa.