(14/04/2007) – Na semana passada, a Embraer recebeu o milésimo conjunto do trem de pouso principal da família de jatos ERJ 145 da Eleb, joint venture entre a Liebherr e a Embraer. A primeira unidade foi entregue em 1995. “Esta entrega representa uma grande conquista para a Eleb e reforça a histórica parceria de 12 anos de colaboração com a Embraer no bem-sucedido programa ERJ 145”, disse Eduardo Bonini, presidente da Eleb.
O desenvolvimento do trem de pouso principal da família de jatos ERJ 145 foi um importante avanço tecnológico, tanto para a Embraer, como para a Eleb. Novos materiais, como ligas especiais de alumínio da série 7000, começaram a ser utilizados, melhorando a integridade estrutural e reduzindo o peso das aeronaves. Para prover maior estabilidade, utilizou-se um sistema do tipo balancim, com maior capacidade para absorver vibrações causadas pela imperfeição das pistas, oferecendo mais conforto aos passageiros.
A Eleb é responsável pelo desenvolvimento, certificação e fabricação do conjunto do trem de pouso principal de toda a família de aeronaves ERJ 145 (135, 140 e 145) e do jato executivo Legacy 600 e os sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – ISR) baseados nesta plataforma. Instalada em São José dos Campos (SP), a Eleb conta com 665 funcionários e, no ano passado, registrou receita de US$ 65,5 milhões.