São Paulo, 15 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/05/2007

Indústria automotiva em forte ascensão no Brasil

(05/05/2007) – Vários projetos em andamento devem elevar o volume de automóveis produzidos no Brasil. Além de duas novas montadoras entrando em operação – a CAOA-Hyundai, em Goiás, e a Bramont-Mahindra, em Manaus – praticamente todas as grandes montadoras revelaram planos de ampliação nos últimos meses.

A Fiat implantou o terceiro turno na fábrica de Betim (MG) e contratou 1.200 funcionários (crescimento superior a 10%). Em três meses, a produção aumentou em 13,6%.

O novo presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, anunciou a antecipação de parte dos investimentos previstos até 2011 e o lançamento de dois novos carros nos próximos dois anos. A empresa registrou lucro em 2006, após seguidos anos no vermelho e, no primeiro trimestre de 2007, as vendas já são 17,8% superiores às obtidas no mesmo período de 2006. Nos planos de Schmall está a recuperação da liderança no mercado interno.

A Renault, no Paraná, também criou um segundo turno e prepara o lançamento do compacto Logan para o segundo semestre. No próximo ano, em parceria com a Nissan, também deve entrar em operação uma linha para a produção de pick-ups. A empresa deve ter aumento de produção acima de 60% em 2007.

Na Ford fala-se em ampliação da unidade de Camaçari que há três anos trabalha em três turnos no limite da capacidade produtiva, de 912 veículos/dia.
Na Bahia, são produzidos o EcoSport, o Fiesta Sedan e o Fiesta Hatch.

A fábrica da General Motors, em São José dos Campos (SP), está nesse momento sendo preparada para receber um novo modelo, provavelmente um modelo Corsa, com motorização 1.4, ainda nesse primeiro semestre.

A Volkswagen do Paraná, que atingiu a produção do Fox número 500 mil recentemente, também pode ganhar nova linha de montagem e passar a produzir uma pick-up, no próximo ano.

A produção e venda de caminhões e ônibus também estão em alta. A Iveco, do Grupo Fiat, acaba de contratar mais 100 funcionários e planeja dobrar a produção veículos pesados ainda em 2007.

Existe ainda grande expectativa com relação à provável nova unidade da Toyota no País. Matéria recente publicada em um jornal de economia dizia que 76 municípios brasileiros aguardavam ansiosamente a definição do local da nova fábrica. Aparentemente, Indaiatuba (SP), onde está a fábrica da montadora, e Guaíba (RS), que conta com um centro de distribuição, têm grande vantagem sobre os demais.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou a criação de um Centro Logístico para pré-montagem e operações de exportação ao lado da fábrica de Resende (RJ), no qual serão investidos R$ 36 milhões. No início do ano, a emrpesa já havia informado que investiria R$ 100 milhões no desenvolvimento de novos produtos.

50 MILHÕES DE AUTOMÓVEIS – Neste mês de maio, a indústria automobilística deverá atingir produção acumulada de 50 milhões de unidades produzidas no País. Segundo a Anfavea, que acaba de refazer suas previsões, para 2007 é esperado aumento nas vendas internas de 14,5% e de 6,5% na produção.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.