São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

12/05/2007

Caxias terá centro de treinamento focado em moldes

(12/05/2007) – A região de Caxias do Sul é um dos principais pólos de ferramentaria do País, reunindo mais de 300 empresas do setor. A partir de julho, esse pólo ganhará o reforço de um centro de treinamento voltado para a produção de moldes e matrizes. O centro está sendo criado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a fabricante de ferramentas Seco Tools e a fabricante de máquinas Okuma.

De acordo com Rolando Vargas Vallejos, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul, o centro propiciará aos estudantes e profissionais da região ampliar e atualizar os conhecimentos sobre as novas tecnologias de usinagem. Vai também suprir a falta de profissionais melhor qualificados para as empresas da região. “Também poderá ser utilizado pelas empresas para pesquisas sobre desenvolvimento de peças de maior complexidade, entre outros estudos”, diz.

Segundo Vallejos, a universidade tem investido em laboratórios de pesquisa por entender que esse segmento é estratégico. “O projeto e fabricação de moldes e matrizes ocupa uma posição estratégica no ciclo de desenvolvimento de um novo produto. A competitividade das empresas que produzem bens de consumo depende da eficiência das ferramentarias”, destaca.

O centro vai contar com uma célula flexível de manufatura de moldes e matrizes, composta de um centro de usinagem, uma máquina de eletroerosão, robôs e sistemas de movimentação de materiais, além de um laboratório de integração de sistemas computacionais (CAD/CAE/CAM/CAPP/MRP/ERP).

Alcino Bastos, gerente geral da Okuma, está otimista com relação ao novo centro. “Além de contribuirmos para a formação de alunos e o aprimoramento de profissionais, também teremos a oportunidade de demonstrar na prática, para clientes tradicionais e potenciais, a qualidade e eficiência das nossas máquinas”, destaca. Pelo acordo firmado entre a empresa e a universidade, será instalado no novo espaço um centro de usinagem de última geração, modelo Okuma MB 46 VA, munido com o controle THINC e que apresenta grande estabilidade térmica.

O equipamento da Okuma utilizará as ferramentas da Seco Tools. Na verdade o projeto da UCS baseou-se no Secollege, o centro de treinamento que a Seco Tools criou e mantém na sua planta industrial em Sorocaba (SP), e que também conta com a parceria da Okuma. O Secollege treina cerca de 3,5 mil profissionais por ano, em média, além de também funcionar como um show-room para as duas empresas.

“O centro que está sendo criado em Caxias do Sul terá características um pouco diferentes porque estará mais focado na área de moldes e matrizes, uma vez que a região concentra grande número de fabricantes desses tipos de produtos”, explica Fábio Ricardo da Silva, coordenador do Secollege. De acordo com ele, o projeto contou com a participação da Lesi, representante da Seco Tools na região, que fez a ponte entre as empresas e a universidade.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.