São Paulo, 03 de maio de 2024

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12/05/2007

Trem expresso para Cumbica: previsão para 2010

(12/05/2007) – Duas propostas foram entregues à STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo) na licitação aberta para a confecção do Projeto PPP do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto.

Apresentaram-se dois grupos: o Consórcio Expresso Guarulhos, formado pela Encalço Construções Ltda e Engevix Engenharia S/A, ambas de São Paulo; as espanholas Isolux Corsan Concesiones S/A e Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S/A, de Madri, e a italiana Guella S.p.A, de Roma.

O outro consórcio, o Nova Metrópole, é composto por quatro empresas, todas de São Paulo: Assman Consultoria Empresarial; Valente, Valente Arquitetos; Enescil Engenharia e Projetos Ltda; e Uete Engenharia Ltda.

Para coordenador de Planejamento e Gestão da STM, Renato Viegas, que é também responsável pela Comissão de Recebimento e Avaliação das Propostas, a apresentação dos dois estudos completos foi suficiente, uma vez que agora eles se juntam ao projeto de referência desenvolvido pela CPTM, para a elaboração do edital definitivo. Após a análise dos estudos e a definição das diretrizes dessa PPP, a CPTM realizará as Audiências Públicas e preparará o edital de licitação, com previsão de publicação neste ano. A assinatura do contrato está prevista para acontecer em 2008 e o início da operação deverá ocorrer até 2010.

PROJETO – Com o objetivo de interligar São Paulo e Guarulhos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) implantará os projetos Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto. O Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações: uma no Parque Cecap; outra intermediária, totalmente nova, nas proximidades da atual Estação Engenheiro Goulart, que será desativada, na Linha F, e a terceira no Brás.

Já o Expresso Aeroporto está associado à nova infra-estrutura que ligará o Aeroporto Internacional de São Paulo, de Cumbica, em Guarulhos, ao centro de São Paulo. Serão duas estações terminais, implementadas numa nova via de 31 km de extensão: uma no aeroporto e outra na área central da capital (Barra Funda, Júlio Prestes ou onde sugerirem os estudos), construídas especificamente para o serviço non stop.

O que facilita a implementação do projeto é que dos 31km entre o Aeroporto de Cumbica e a estação Barra Funda, 22km poderão ser implantados na faixa existente da CPTM, que possui espaço para a nova linha.

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