São Paulo, 16 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

12/05/2007

Walter amplia linha de insertos Tiger.tec

(12/05/2007) – A Walter Titex Prototyp – resultado da fusão das três marcas alemãs – faz sua estréia em eventos nacionais na Feimafe 2007. No evento, serão apresentadas novidades nas três linhas.

Sérgio Abreu, especialista em torneamento, informa que na linha Walter serão lançadas duas novas classes e oito geometrias positivas na família Tiger.tec para o torneamento de aços. As classes WPP01 (para acabamento) e a WPP05 (para desbaste e semidesbaste) são resistentes ao desgaste e ideais para aplicações em altas velocidades de corte em boas condições de usinagem. À linha também serão acrescentadas oito geometrias positivas, voltadas para uso em máquinas de baixa potência e operações de torneamento interno. “A linha, que antes contava com insertos de 3 a 6 mm, agora possui também as espessuras de 2 e 2,5 mm”, ressalta Abreu.

Outro destaque é um complemento de pastilhas para fresamento Tiger.Tec. Segundo a Walter, trata-se da primeira pastilha no mundo com cobertura PVD (Physical Vapour Deposition) de óxido de alumínio (Al2O3), até aqui só disponível no processo CVD. Esse tipo de cobertura permite uma camada mais fina na deposição destes componentes, proporcionando arestas mais vivas, ideais para a usinagem de materiais de difícil usinabilidade, como os materiais das classes M e S da norma ISO.

A linha de corte e canal também passa a contar com classes Tiger.tec para a para usinagem de ferro fundido. Serão lançados insertos com duas arestas de corte na linha GX, com cobertura PVD, desenvolvidos para melhorar a eficiência dos usuários na usinagem de aço e aço inoxidável.

Em fresamento, na linha Xtra.tec, a novidade são as fresas porcupine (abacaxi) F4038 e F4138, F4047 e 4048 com passo largo para usinagem de aços e F2280. A F4238 tem suas pastilhas alojadas com alinhamento helicoidal no corpo da fresa, o que cria um canal que proporciona excelente remoção dos cavacos. Além disso, as arestas de corte individuais não entram no material usinado com seu comprimento total, o que significa uma ação de corte mais suave. A vida da ferramenta também é alta, graças a seu corpo niquelado-duro. A fresa F4238 está disponível nos diâmetros de 40 a 80mm.

Também serão apresentadas as fresas de facear F4047 (k 75º) e F4048 (k 88º), nos diâmetros de 63 a 200mm, com 8 arestas de corte, fresas com lâminas de PCD soldadas usinar alumínio e barras de mandrilar de precisão com autobalanceamento Walter Boring e Walter Precision.

TITEX – Nessa linha os destaques são a broca Alpha4 XD, para furação profunda. São ferramentas com refrigeração interna projetadas para perfurar profundidades de 8 até 30xd, sem a necessidade de ciclo-intermitente (“pica-pau”). Já a Alpha 4 Plus Micro é menor broca com refrigeração interna do mundo, para furos com diâmetros menores que 3mm. A ferramenta é recomendada para aplicações em aços (incluindo aços inoxidáveis), ferros fundidos, ligas à base de Ni e ligas de cobre e alumínio. Destaque ainda para a Alpha Ni, voltada para a usinagem de superligas, que oferece alto nível de segurança de processo na usinagem desses materiais. O material da ferramenta é composto por grãos finos de metal duro K20F para excelente resistência ao desgaste, com ótimo controle de cavacos e geometria especial de ponta com ângulo de 140º.

PROTOTYP – Entre as novidades da linha Prototyp estão o macho de metal duro Paradur Engine, projetado para a usinagem de peças automotivas, como blocos de motor, cabeçotes de motor e caixas de câmbio em GG25, CGI e ligas de alumínio. A ferramenta possibilita o aumento da velocidade de corte mesmo em materiais mais abrasivos, como ferro fundido, CGI, AlSi. Outro destaque são os machos Eco, adequados à maioria dos materiais, oferecendo um processo de rosqueamento seguro, mesmo para furos profundos em materiais macios e em materiais de cavacos longos. Já o macho laminador Protodyn Inox permite o rosqueamento por laminação em aços inoxidáveis em modernos centros de usinagem com refrigeração, desde que a emulsão contenha pelo menos 5% de óleo integral. A linha conta ainda com as fresas Tough Guys voltadas para usinagem de materiais com durezas de 48HRC, bem como metais endurecidos com dureza maior que 63HRC, desenvolvidas para aplicação na indústria de moldes e matrizes, aeroespacial e aplicações gerais.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.