São Paulo, 19 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/06/2007

Máquinas e equipamentos: aumento de 8,6% até abril

(02/06/2007) – Desde janeiro, o faturamento do setor de máquinas e equipamentos registra trajetória ascendente. De janeiro a abril, o índice de crescimento acumulado chega a 8,6%, em comparação com o mesmo período de 2006. No ano passado, o faturamento do setor caiu 2 pontos percentuais em relação a 2005.

André Luís Romi, vice-presidente da Abimaq, acredita que o ritmo de crescimento será mantido no segundo semestre. “O aumento do consumo e a expansão do crédito tem refletido positivamente na expansão do setor”, diz, acrescentando que a maior demanda por bens de consumo promoveu o desengavetamento de vários projetos de investimento.

Em sua análise, a maioria dos investimentos em curso está direcionada ao aumento da produtividade, à renovação do parque industrial e à agregação de novas tecnologias. Para Romi, o potencial de investimento no País é muito grande: “O Brasil ainda é um país a ser construído, ainda não atingiu sua maturidade industrial”. Como base de comparação, lembra que o índice de investimento no Brasil, em relação ao PIB, é de 16%, enquanto na China está na casa dos 30%.

COMÉRCIO EXTERIOR – O levantamento da Abimaq, com base em dados da Secex, registra aumento nas exportações entre janeiro e abril de 25,5%. Foram embarcados US$ 3,2 bilhões em máquinas e equipamentos, com destaque para máquinas rodoviárias, equipamentos pesados, de ar comprimido e implementos agrícolas.

As importações também estão em alta, de 26,8%, atingindo US$ 4,3 bilhões. Os segmentos que mais contribuíram para esse aumento foram os de equipamentos pesados, gráficos, de transmissão mecânica e controle de qualidade.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.