São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

16/06/2007

Wittmann e Arburg comemoram sucesso do sistema IML

(16/06/2007) – Parceiras no desenvolvimento do projeto, a Wittmann e a Arburg apresentaram na Brasilplast um sistema de produção de potes de embalagem de paredes finas com a tecnologia de aplicação “In Mold Labeling” (IML). Segundo as empresas, o sistema – inédito no Brasil – atraiu o interesse dos transformadores nacionais, principalmente pela alta produtividade e repetibilidade que proporciona.

In Mold Labeling é um sistema que possibilita a aplicação de um filme impresso dentro do molde de injeção, visando a decoração ou rotulagem da peça injetada. O filme é fixado na parte interna da cavidade e se funde durante o processo, integrando-se ao corpo da peça. O IML é mais empregado no processo de injeção, pelos volumes produzidos, mas também pode ser aplicado em peças sopradas.

Na Brasilplast, o sistema foi demonstrado na injetora 520 A 2000 – 800, com força de fechamento de 200 toneladas. Nela foram produzidos potes pesando 12,5 g e com paredes de 0,5 mm de espessura, em molde de 4 cavidades – fornecidos pela Wittmann. Com acionamento servoelétrico, a máquina oferece alta repetibilidade e qualidade em um tempo de ciclo extremamente rápido. A automação da Wittmann colocou o rótulo (lable) no lado fixo do molde, retirou os produtos injetados do lado móvel e empilhou os potes na área de depósito, tudo em cerca de 4 s.

“O projeto apresentando em parceria com a Arburg despertou o interesse e já temos negociações em andamento”, informa o diretor geral da Wittmann no Brasil, Reinaldo Carmo Milito. Para o diretor, o diferencial da parceria está no fornecimento de sistemas completos com In Mold Labeling, a partir do projeto do molde.

De origem austríaca, a Wittmann é uma das líderes mundiais na fabricação de periféricos para a indústria de transformação de plásticos. Já a Arburg, com matriz em Lossburg, na Alemanha, é um dos principais fornecedores mundiais de máquinas injetoras de alta tecnologia – até 500 toneladas de força de fechamento.

Segundo Kai Wender, diretor da Arburg Brasil, “o mercado de embalagem está em plena expansão no Brasil e muito aquecido em 2007”, acrescentando que o mercado de IML tem grande potencial no País. “Em áreas de alta performance, onde os valores de investimento são altos, o cliente busca por parceiros confiáveis que podem garantir a qualidade do produto e a alta produtividade de seus equipamentos. Com a Wittmann, podemos oferecer projetos do tipo turn-key de altíssima performance e toda garantia para o mercado”, ressalta.

A Wittmann detém grande experiência no desenvolvimento de sistemas de automação para IML e para atuar nesse mercado de grande potencial de crescimento, adquiriu a empresa francesa Regad, em 2006, especializada na fabricação de moldes para injeção de peças com paredes finas.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.