São Paulo, 30 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/06/2007

Tritec pára produção. Lifan quer levá-la para a China

(23/06/2007) – Joint venture da BMW com a Chrysler, instalada em Campo Largo (PR) há 10 anos, a Tritec Motors suspendeu a produção na semana passada. O prazo para o fim da parceria entre as duas montadoras expira no final de junho. A maioria dos 382 funcionários está em casa, em licença remunerada, enquanto o grupo controlador busca um comprador para a fábrica.

No dia 15 de junho, a unidade produziu o último lote de motores destinado ao veículo Mini, da inglesa Rover. A partir de julho, o motor passa a ser fornecido pela PSA Peugeot Citroën na França. A maior parte da produção da Tritec era destinada ao carro inglês, mas também chegou a fornecer para as chinesas Chery, Lifan e Hainan.

A Chrysler – recém-adquirida pelo fundo de investimentos Cerberus – busca alternativas viáveis para a continuidade da Tritec, segundo disse à Agência Estado Thomás Prete, representante da Tritec.

Uma dessas alternativas é a venda da fábrica à Lifan, montadora chinesa, um dos clientes atuais da Tritec, fabricante de motocicletas que recentemente entrou mercado automobilístico. A proposta da Lifan, porém, não agradou ao governo brasileiro. O proprietário da empresa, o multimilionário Yin Mingshan, quer simplesmente levar a fábrica para a China: empacotar máquinas e equipamentos, colocá-los em navios e transladar a Tritec para a China.

O investimento das montadoras na Tritec foi de US$ 500 milhões. Mingshan diz esperar pagar menos, “afinal a fábrica já não é nova”, segundo publicou o portal de notícias G1.

Fontes: Agência Estado, G1, JB Online, InvestNews.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.