São Paulo, 07 de maio de 2024

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14/07/2007

MWM, em SP, vai usinar blocos de CGI para os EUA

(01/07/2007) – A International Truck and Engine Corporation, empresa do grupo Navistar, decidiu que a subsidiária brasileira MWM International Motores e a Tupy Fundições serão os fornecedoras dos blocos de cilindro em ferro fundido vermicular (CG Iron) para os novos motores diesel “big bore” MaxxForce.

A Tupy fará a fundição dos blocos na sua planta de Mauá (SP) e a MWM se encarregará da usinagem na fábrica que mantém no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Os blocos usinados serão embarcados para a nova fábrica de motores da International em Huntsville, Alabama, onde os motores “big bore” MaxxForce serão montados.


Motor Maxxforce 13, da International

“Sabíamos que a equipe “big bore” estava procurando uma fornecedora de usinagem de alta qualidade que fosse economicamente competitiva em âmbito mundial. Nossa fábrica de Santo Amaro oferece vantagens econômicas, logísticas e de qualidade, o que ajudou a empresa ser selecionada entre os outros competidores mundiais”, diz Waldey Sanchez, presidente e CEO da MWM International.

“Isto também nos dá a oportunidade de alavancar nossos ativos para satisfazer o mercado norte-americano, ao mesmo tempo em que criamos uma vantagem competitiva para os nossos motores MaxxForce”, acrescenta Persio Lisboa, vice-presidente de compras e logística do International Engine Group.

No final de 2006, Huntsville foi selecionada como o local para a montagem dos novos motores. Para possibilitar o trabalho, uma nova fábrica está sendo construída perto das atuais instalações da International em Huntsville, que começa a operar em 2008. Os primeiros motores serão parcialmente montados na Alemanha e terão acabamento e ajustagem final em Huntsville.

Segundo a empresa, os motores MaxxForce 11 e 13 proporcionarão excepcional economia de combustível, excelentes características de potência, baixo nível de vibração, ruído e aspereza, e maior resistência, sem peso extra.

CGI – Criado por um procedimento de muita precisão, que envolve a adição de magnésio ao ferro fundido cinzento num ponto específico do processo de fundição, o ferro fundido vermicular (CG Iron) oferece vantagens significativas sobre o ferro fundido cinzento tradicional. O CG Iron é 70% mais resistente e 40% mais rígido, e seu limite de fadiga é o dobro do cinzento. Além disso, a estrutura molecular especial do CG Iron é mais resistente a fraturas.

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