São Paulo, 18 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/08/2007

Automação: professor da Poli lança livro na Alemanha

(04/08/2007) – Método desenvolvido por pesquisadores da Poli-USP, que possibilita simular o funcionamento de sistemas de automação complexos ainda não construídos, é o tema de um livro que acaba de ser lançado pela Editora Springer, da Alemanha. A obra, intitulada Modelling and Analysis of Hybrid Supervisory Systems, tem como co-autor Paulo Eigi Miyagi, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli.

Publicado em inglês, o livro introduz novo método de modelagem e análise de processos automatizados, que torna a simulação de sistemas de automação mais eficiente. Miyagi explica que os processos de automação são normalmente utilizados para tarefas perigosas ou impróprias para os seres humanos. No entanto, antes de se investir tempo e dinheiro na automação é importante que se verifique como será o seu funcionamento e se, de fato, vai se obter alguma vantagem. “Isto é, por meio de métodos adequados, cria-se um modelo que pode ser físico ou abstrato como, por exemplo, um desenho, uma maquete, um programa de computador que represente o problema que se quer resolver”, explica. “Usando esse modelo, são estudadas as possíveis soluções”.

Casos reais de aplicação – Foi isso que foi feito em três exemplos mostrados no livro. Miyagi foi chamado por duas empresas, a de aviação francesa Dassault Aviation e a usina de açúcar brasileira Guarani, e pelo Hospital das Clínicas, para simular em computador sistemas de automação. No caso da empresa francesa, o pedido era para projetar e analisar um sistema de trem de aterrissagem de avião. “O objetivo foi verificar qual a melhor maneira de assegurar que a seqüência correta fosse sempre seguida e que, mesmo com uma eventual falha na pressão hidráulica ou sinal eletrônico, a segurança do avião não fosse comprometida”, explica Miyagi. “Além disso, o modelo também determinou a melhor forma de assegurar que comandos humanos errados sejam devidamente bloqueados. Isso tudo foi feito sem a necessidade de protótipos e testes exaustivos.”

Segundo Miyagi, em 2005, a Editora Springer o contatou, informando que vinha acompanhando os trabalhos do seu grupo de pesquisa na área de controle e automação e o convidou para escrever um livro sobre o assunto. A obra foi publicada em co-autoria com a engenheira Emilia Villani, que trabalhou durante seis anos nos projetos de sistemas automatizados como aluna de mestrado e doutorado do prof. Miyagi, e do engenheiro Robert Valette, do Laboratoire d’Analyse et d’Architecture de Systèmes, do Centre Nacional de la Recherche Scientifique at Toulouse, da França. A obra pode ser adquirida por € 96,25, pelo site http://www.springer.com.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.