São Paulo, 11 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

12/08/2007

AAM vai produzir eixos diferenciais no Brasil

(12/08/2007) – A AAM do Brasil – filial do grupo American Axle & Manufacturing -, instalada em Araucária (PR), prepara-se para entrar em nova fase. Criada em 1999, a filial passará a produzir eixos diferenciais a partir de abril de 2008. “Vamos agora produzir o core business (negócio principal) do nosso grupo mantenedor. Fazer eixos no Brasil é uma das principais razões da nossa planta existir”, comemora José Luis Vasconcelos Martin, presidente da AAM do Brasil.

A entrada em operação da nova linha trará novas tecnologias para a AAM do Brasil, que até aqui se concentrava na produção de componentes (peças de motor e powertrain) e na montagem de eixos. “Seremos uma empresa sistemista e também usinadora. Estamos agregando mais valor às peças que aqui produzimos e mais conhecimento tecnológico para os nossos colaboradores”, afirma Marin.

Para o início da produção local contribuiu a transferência das importações que a General Motors fazia das plantas da AAM dos EUA para a brasileira. A GM importa da AAM os eixos dianteiros 7.25 que equipam a versão 4×4 da picape S10. “Com o cliente comprando os eixos daqui, ganhos logísticos e de redução de custo serão alcançados facilmente”, analisa Martin.

Para o presidente da AAM do Brasil, novos negócios devem surgir para a filial a partir da abertura da linha de eixos. “O eixo 7.25 é apenas o nascimento de uma nova etapa para a nossa planta. Temos que continuar trabalhando bem e em equipe para que o nosso objetivo de crescer ano a ano seja sempre alcançado”.

Inicialmente, a produção será modesta em relação a outras plantas da empresa no mundo. “As plantas da AAM nos Estados Unidos fabricam 13 mil eixos de vários modelos por dia. A do México monta cerca de cinco mil eixos diariamente. Queremos seguir esse caminho nos próximos anos”, informa o gerente de engenharia Ricardo Taveira.

DESENVOLVIMENTO – Logo após a oficialização da produção dos eixos na AAM do Brasil, equipes de engenharia foram organizadas para o planejamento das linhas de montagem. Os gerentes de Engenharia de Desenvolvimento, Carlos Silva, e de Engenharia de Programas, Christian Wilke, estão à frente de toda a preparação. Além deles, dezenas de profissionais de várias áreas foram também estão envolvidos. “Produzir bem os eixos é responsabilidade de todos na planta e não apenas das áreas técnicas e de engenharia”, afirmou Wilke, durante treinamento realizado em julho para todos os colaboradores.

“O eixo é um dos componentes mais importantes do veículo devido a sua alta complexidade de produção e por transmitir a força do motor para as rodas”, explica o engenheiro de Produto, Rodrigo Bitencourt. “Logo, a qualidade dos nossos eixos têm de ser impecáveis. Por isso, é importante um planejamento preciso”.

AAM – A filial brasileira da AAM do Brasil atende o mercado automotivo, fabricando peças e componentes usinados (de motor e sistemas de transmissão de força). Atualmente são fabricadas cerca de 200 mil peças mensais que abastecem o mercado local e também são exportadas para várias partes do mundo. Certificada com a ISO TS 16949:2002, ISO 14001:2004 e Ford Q1, a empresa emprega 500 colaboradores diretos.

A AAM nasceu em 1994, nos EUA, e hoje já é uma das líderes mundiais em manufatura e usinagem de peças automotivas, sistemas de tração, engrenagens e eixos. No mundo, o grupo conta com 27 instalações industriais em 12 países.


Apresentação do novo produto aos funcionários
Foto: Emerson Sanders

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.