São Paulo, 13 de maio de 2024

12/10/2008

Ferramentas para HPM – fresamento de alto desempenho II

* R Wertheim 

Ao utilizar pastilhas positivas com fixação por parafuso, as forças de corte que atuam na aresta de corte podem fazer com que a aresta lateral traseira seja levantada, e a força total de sustentação da fixação seja fornecida pela cabeça do parafuso central, sujeitando o parafuso a tensões muito fortes. Ao utilizar a pastilha com formato de rabo de andorinha e o parafuso com cabeça cônica central, a pastilha é empurrada e fixada no apoio com altas forças de fixação. A superfície de folga inclinada assegura um posicionamento muito estável, mesmo quando a ferramenta for sujeita a cargas elevadas.

Durante as operações de fresamento, os próprios parafusos estão sujeitos a forças de tensão muito baixas em comparação com o caso da geometria da pastilha positiva. Com o objetivo de possibilitar avanços altos e profundidades de corte grandes, as pastilhas são mais finas do que o normal, por exemplo, pastilhas com aresta de corte com 21,8mm de comprimento e 6,8mm de espessura; e as pastilhas maiores com 13,5mm têm 4,6mm de espessura em comparação com apenas 5,6mm ou 3,5mm das pastilhas positivas standard de 15mm ou 10mm, respectivamente. A descrição desta pastilha com face de saída curva Mill2000 é 3M AXKT…PDR. Um segundo tipo com sufixo adicional MM para a descrição mencionada acima representa as pastilhas com recessos pequenos na face de saída perpendicular para as arestas de corte. Em comparação com as pastilhas de corte com face de saída curva, o uso do tipo com recessão permite a redução da fricção e da geração de calor, deste modo, oferece melhor vida da ferramenta, menos força de corte e menos potência.

Para as aplicações em trabalhos pesados, são utilizadas principalmente as classes com cobertura de TiAlN PVD como a IC950 para aço, a IC910 para ferro fundido e a IC928 ou a IC908 para inoxidável e ligas resistentes a altas temperaturas. 

A GAMA DAS FRESAS MILL2000 – A gama de fresa desta família para trabalhos pesados, incluindo fresas de topo e fresas de contorno e de faceamento do tipo fuso [3M-F90AX], para operações de fresamento a 90o e canal completo. Além disso, estão disponíveis as fresas Shell Mill [SM] com canais estendidos para ranhuramento profundo e fresamento de parede lateral profunda na gama de diâmetro de 25-50mm. As ferramentas MILL2000 na gama de diâmetro maiores estão equipadas com um calço no apoio abaixo da pastilha para proteger o corpo da fresa no caso de danos.

Para cargas muito altas nas operações de faceamento, as novas fresas 3M F45AX com ângulos de aproximação de 45o são equipadas com pastilhas com aresta de corte de 21,8mm de comprimento modificadas com uma fase alisadora de 45o. Duas vantagens adicionais destas fresas são a possibilidade de avanço maior de 40 por cento devido ao posicionamento geométrico de 45o da aresta de corte e a penetração com passo no sentido horário na peça e na saída da peça. Este desenho geométrico exclusivo permite forças muito altas, o que significa profundidades de corte maiores, cargas do dente muito altas e avanços de mesas maiores.

Por exemplo, o fresamento de ranhura de um aço-liga SAE 4340 [35 CrNiMo6] pode ser realizado com a nova fresa Mill2000 de 80mm de diâmetro utilizando uma carga do dente de 0,6mm, uma profundidade de corte de até 8mm e uma velocidade de corte de 180m/min. O avanço de mesa é de 1,8m/min, o que significa uma produtividade muito alta neste tipo de aplicação em trabalhos pesados. A usinagem requer uma potência maior do que 25 kW. Além disso, e para uma economia maior do sistema MILL2000, as mesmas pastilhas são montadas em fresas de facear 3M-F75AX de 75o utilizando as duas arestas de corte curtas.

A alta resistência das pastilhas e do corpo da fresa, combinados com uma excelente fixação da pastilha, faz com que estas ferramentas sejam indicadas para aplicações muito pesadas, cortes interrompidos, usinagem de paredes ou canais grandes e profundos, bem como faceamento, todos com uma produtividade muito alta. 

* R Wertheim atua no Centro de Desenvolvimento da Iscar Ltd., em Israel

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.