São Paulo, 04 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/10/2007

Usiminas obtém “selo verde” para aços automotivos

(21/10/2007) – A Usiminas é a primeira empresa brasileira a obter o selo europeu ELV (End of Life Vehicles), voltado para aços do setor automotivo, que trata da restrição ao uso de substâncias nocivas na produção do aço. A principal finalidade da certificação ELV é reduzir o impacto ambiental no descarte do veículo ao fim de sua vida útil, por meio de coleta, reutilização e reciclagem de seus componentes. A certificação, concedida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), da França, é válida para toda a linha de produtos (chapas grossas, laminados a quente, laminados a frio e revestidos).

Com o certificado ELV, a Usiminas comprova que tem um sistema de gestão que garante o cumprimento da legislação européia, reconhecidamente uma das mais rígidas na questão ambiental. Isso significa um atestado para montadoras nacionais e internacionais sobre os aços automotivos Usiminas, que fortalece a posição da siderúrgica como fornecedora global.

Para obter o selo verde ELV, a Usiminas adotou várias ações nos seus processos de gestão: notificação aos fornecedores sobre a necessidade de controlar os níveis das substâncias restritas nas matérias-primas e insumos fornecidos à companhia; análise de substâncias restritas nas matérias-primas, insumos e produtos nas diversas etapas dos processos de produção do aço; notificação aos clientes sobre os níveis das substâncias nos produtos; elaboração de procedimento para monitorar as substâncias restritas nos produtos da siderúrgica e auditoria externa para certificação da adequação dos produtos à legislação européia.

A certificação ELV foi criada com o objetivo de promover uma profunda mudança de postura em relação ao planejamento, fabricação, sucateamento e reciclagem de veículos, com destaque para reutilização e reprocessamento de materiais e criação de tecnologias de reaproveitamento. As normas da legislação européia estipulam valores-limite ou níveis máximos de resíduos para determinadas substâncias no conteúdo de produtos, o potencial de reciclagem e a degradabilidade, entre outros fatores.

Recentemente, a Usiminas também obteve certificação similar para aços destinados à produção de eletrodomésticos: a RoHS (Restriction of Hazardous Substances). Com os dois selos, os produtos Usiminas são certificados em mais um atributo técnico importante, além de qualidade, leveza, resistência, performance e durabilidade: são ecologicamente corretos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.