São Paulo, 04 de maio de 2024

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28/10/2007

GE prevê aumento da demanda por locomotivas no País

(28/10/2007) – A GE Transportation, instalada em Contagem (MG), prevê aumento da demanda por locomotivas no Brasil. Presente no mercado brasileiro desde 1962, tendo produzido cerca de 1 mil locomotivas entre 1960 e 1980, a empresa viu a partir dos anos 80 a demanda cair até quase o ponto de paralisia total.

Embora alguns meios de comunicação tenham divulgado que a empresa está retomando a produção de locomotivas no Brasil, Bruno Serapião, gerente de Marketing da GE Transportation, frisa que a empresa nunca deixou de produzir no País. “O que ocorreu foi uma grande queda de demanda, que se estendeu por toda a década de 1990 e início dos anos 2000, que só em 2005 começou a dar sinais de recuperação”, afirma.

Nos dois últimos anos, a empresa tem ampliado a produção, em grande parte para atender o mercado externo. Nesse período já entregou cerca de 50 locomotivas para clientes na Jordânia, Colômbia e África do Sul, entre outros. “O mercado ferroviário mundial está aquecido”, informa Marc Flammia, gerente de Produto. “Estamos com várias ordens de pedidos firmes, que nos garantem que 2008 será um bom ano para a GE Transportation no Brasil”.

A unidade de Contagem produz basicamente dois modelos de locomotivas. As de manobra, de até 600 HP, das quais é a única fabricante do grupo GE no mundo, e que são utilizadas, por exemplo, em pátios de manobras de siderúrgicas; e os modelos de até 3.000 HP, voltadas para o transporte de carga.

À medida que os negócios foram surgindo, a fábrica de Contagem também foi recebendo investimentos. De 2005 para cá, a fábrica ganhou um prédio novo, foi criada mais uma linha de montagem de locomotivas e o número de funcionários mais do que dobrou. Esses investimentos – segundo o gerente de Marketing – se devem ao fato de que “agora estamos vendo um mercado sustentável para os próximos anos, com volume significativo de crescimento anual”.

Segundo Bruno Serapião, estima-se que o transporte ferroviário de carga – minérios e grãos – deve crescer em torno de 15% ao ano, devido ao processo de mudança da matriz no modal de transporte no País, do rodoviário para o ferroviário.

AMPLIAÇÃO DA LINHA – O gerente de Produto, Marc Flammia, diz que a tendência da GE Transportation Brasil é a de acompanhar o crescimento do setor ferroviário na América Latina e ser uma unidade de fornecimento para todo o mundo.

Diante das estimativas de crescimento sustentável do mercado na região, a empresa planeja inclusive ampliar a linha de produtos, incorporando modelos acima de 3.000 HP, considerados a “primeira linha” no mundo. “Estamos trabalhando no sentido de viabilizar a produção desse tipo de locomotiva aqui”, diz Serapião. “Tanto a GE quanto seus clientes têm bastante interesse na fabricação da linha de locomotivas pesadas no Brasil”, acrescenta Flammia.

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