São Paulo, 15 de maio de 2024

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11/11/2007

Smarttech investe em centro de desenvolvimento veicular

(11/11/2007) – O Grupo Smarttech, especializado em testes e simulação numérica para engenharia, divulgou na semana passa que irá criar em São Paulo o primeiro centro tecnológico veicular da América Latina de NVH (noise, vibration and harshenss ou ruído, vibração e aspereza). Instalado em Holambra, a 135 km da capital, o centro exigirá investimento de R$ 2,5 milhões e contará com recursos tecnológicos e mão-de-obra especializada da Smarttech e será suportado pelas tecnologias da belga LMS International.

Segundo a Smarttech, o Centro Tecnológico de NVH e Durabilidade será um avançado centro para desenvolvimento e testes, com prestação de serviços e treinamento em tecnologias para desenvolvimento veicular, em NVH, estrutural, durabilidade e fadiga, desde a fase inicial de prototipagem virtual até a sua validação experimental.

O centro prestará serviços a empresas da cadeia automotiva e conta com os últimos recursos tecnológicos em simulação e testes de veículos e componentes, inclusive campo de prova. Fabricantes de máquinas industriais e linha branca também poderão se beneficiar do novo centro tecnológico, o primeiro nesta configuração fora de uma montadora e com caráter de prestação de serviços.

SERVIÇOS – O centro estará capacitado a realizar: estudos de ruídos e vibrações em câmara semi-anecóica (espaço acústico com revestimento especial de altíssimo grau de absorção de ruído) com dinamômetro; estudos de identificação de fontes de ruído como análise dos caminhos de transmissão (TPA), quantificação de fontes acústicas (ASQ) e técnicas tradicionais; desenvolvimento de pacote acústico veicular; análise modal experimental de veículo completo, powertrain e componentes; correlação numérica x experimental com atualização de modelos; desenvolvimento de ruído e vibração (NVH) de powertrain e integração com veículo; projeto de subsistemas em admissão, escapamento, dutos, filtros acústicos (mufflers), suspensão e freios; medições de potência sonora; solução de problemas de NVH com técnicas de testes e simulações.

O campo de provas terá capacidade para realizar testes de durabilidade acelerada e de aquisição de sinais de tensão e aceleração na carroceria e em componentes de veículos, por meio de trechos com obstáculos, como: belgian block (paralelepípedos belgas); body twist (torção dinâmica de carroceria); cobble stones (pedras de rio); wash board (costelas de vacas); chuch hole (buracos de pavimento); e pot hole (grandes buracos de pavimento).

AFINAMENTO DOS PROCESSOS – Ricardo Nogueira, diretor-geral do Grupo Smarttech, afirma que o Centro Tecnológico de NVH e Durabilidade vem atender a demanda por afinamento dos processos da engenharia automobilística, hoje órfã de empresas com recursos em teste e simulação numérica conjuntos, dotados de tecnologias, como câmara semi-anecóica e dinamômetro.

Com isso, irá otimizar os custos na fase preliminar de desenvolvimento do produto. “Vamos acabar com os intermináveis testes empíricos de validação de protótipos físicos, reduzir o alto índice de rejeição de produtos e gerar soluções para os problemas da engenharia automobilística”, afirma Ricardo Nogueira, que está de olho também em potenciais clientes no Exterior.

O início da construção está previsto para o início de 2008 e estará parcialmente funcional até o final do ano. Em 2009, estará totalmente pronto. “Será uma grande contribuição para a cadeia automobilística brasileira e um divisor de águas para o crescimento do Grupo Smarttech”, comenta Nogueira, ao explicar que a companhia deixará de apenas distribuir e dar suporte em softwares voltados à engenharia para acompanhar o desenvolvimento completo do veículo.

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