Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 27 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

16/12/2007

Os melhores artigos do Congresso SAE Brasil 2007

(16/12/2007) – O artigo técnico Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do Programa Brasileiro do Biodiesel, do engenheiro Maurício Cintra do Prado de Salles Penteado, foi considerado o Melhor Paper na categoria nacional pelo Congresso SAE BRASIL 2007, realizado de 28 e 30 de novembro, em São Paulo. O paper concorreu entre 169 trabalhos, de um total de 190 apresentados durante o principal encontro de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul.

O trabalho aponta os gargalos no Programa Brasileiro do Biodiesel e sugere um plano de ação eficiente para o sucesso do programa. A pesquisa teve como base a crescente pressão mundial pelo desenvolvimento de tecnologias automotivas com menor índice de emissão de poluentes e a busca por novas alternativas energéticas, principalmente o biocombustível que logo terá de ser adicionado ao diesel.

Na categoria Melhor Paper Estrangeiro, foi eleito o trabalho The Effect of E100 Water Content on High Load Performance of a Spray Guide Direct Injection Boosted Engine (Efeitos da adição de água no etanol anidro sobre a operação, em altas cargas, de um motor superalimentado com injeção direta guiada pelo jato de combustível), do australiano Simon Christopher Brewster, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Orbital Australia Pty. Foram apresentados 21 trabalhos de autores de outros países.

“A qualidade dos artigos técnicos representou a atual tecnologia brasileira e reforçou que a engenharia nacional está cada vez mais preparada para assumir trabalhos de nível internacional, inclusive os ligados às questões da nova matriz energética”, comenta o professor Ronaldo Salvagni, diretor do comitê Técnico do Congresso. “A crescente participação de autores internacionais também demonstra a importância do nosso Congresso”, completa. Em 2006 foram apresentados 6 trabalhos técnicos internacionais.

No dia 4 de fevereiro, a SAE Brasil prestará homenagem especial aos dois autores dos papers e entregará menções honrosas a autores de 27 trabalhos, que se destacaram em 19 temas:
Aeroespacial – Estudo termodinâmico de máquinas de ar condicionado ciclo a ar aeronáutica: 3-rodas x 4-rodas, de Sandro T. Conceição e Wallace H. L. Turcio, da Embraer; e Edson L. Zaparoli, do ITA.
Aeroespacial – Modelagem da mecânica de vôo longitudinal de um paraglider, de Diego M. Benedetti e Ricardo L. U. F. Pinto, da UFMG.
Chassis/Cabine – Vehicle Stability Control for more Safety, de Edwin Liebemannm, da Robert Bosch.
Combustíveis e Lubrificantes – Estudo da estabilidade térmica do Biodiesel, de Daniel B. Rezende, Ronaldo N. A. Ávila, Mílvia O. Reis e Sara A. Nascimento, da Fiat.
Eletroeletrônica – Sistema Multi-Fuel de Gerenciamento Motor para Pequenas Motocicletas, de Orlando Volpato Filho, Frans Theunissen, Gustavo B. Colli, Xiaoliu Liu, Lei Shi, John Priestley, da Delphi.
Emissões – Análise das Temperaturas na Combustão do Spray de Combustível em Motores Diesel, de Celso Argacohy, da MWM International.
Ensaios – Simulação da durabilidade de material de atrito em sistemas de freio com base em ensaios de dinamômetro, de Miguel A. Adami, Aurélio Marques, Ruy A. Bueno Jr., da Master Sistemas Automotivos.
Ferroviário – Ensaio de tenacidade à fratura em rodas ferroviárias, de Domingos J. Minicucci, Marcelo Milagres e Renato L. V. Boas, da MWL Brasil.
Gestão – Contribuição para modelagem dos processos de negócio, através do formalismo de Redes de Petri, de Bárbara K. Okayama, Eduardo Loures, Eduardo Portela, Marco Busetti, da PUC-PR.
Gestão – Supplier Development Process in Bahia, Brazil, de Luc de Ferran, da L de F Consultoria; e Cristiano V. Ferreira, Jorge L. Aquino Lima e Lars Ziegler, do Senai.
Manufatura – Análise numérica e experimental de tensões residuais no processo de soldagem, de Ricardo Rodrigues Magalhães, da Ford.
Manufatura – Do Desperdício a Competitividade, de Ana C. Avelino e Sonia T. C. C. Campos, da GM.
Materiais – Filmes de Passivação Preta Isenta de Cromo Hexavalente, sobre camadas eletrodepositadas de Zinco e Zinco-Ligas, de Camila Boin, da SurTec International.
Materiais – Effects of Pre-Straining of the Behavior of Fatigue Cracks in Al 2524 T3 Alloy, de Lucilene P. Maduro, Carlos A. R. P. Baptista, Renato C. Souza, da Escola de Engenharia de Lorena da USP; e Anthony M. L. Adib, da Embraer.
Materiais – Influência das Características Físicas dos Materiais de Atrito na Geração de Trincas Térmicas em Discos de Freios de Veículos, de André Brezolin, Marcos R. Soares, da Fras-le; e Frank P. Missell, da UCS.
Motores – Spray Development in a Direct-Injection Spark-Ignition Engine, de Pavlos Aleiferis, José Serras Pereira, Zane van Romunde, da University College London; Dave Richardson e Stan Wallace, da Jaguar Powertrain.
Motores – Presentation of the new third Generation “Green” injector Family, PICO-ECOlogical, developed for further Improvement of Flex-fuel Engine Performance, de Michael Pontoppidan, da Numidis SARL; Silverio Bonfiglioli e Gino Montanari, da Magneti Marelli.
Projetos – Desenvolvimento de um novo conceito de produto: sensor de nível de combustível integrado à válvula de combustível para tanques de motocicletas, de Nelson S. Nichimura, da Visteon; e Lucas A. Moscato, da Poli-USP.
Projetos – Instalação e calibração da válvula sensível à carga em veículos comerciais 6×4, de Silvia F. Iombriller, Fernando A. P. Andrade, Silvia Fioravanti, Gustavo Camargo, Siro Sato e Servando Otero, da Ford.
Projetos – Structural optimization of an air shroud, de Rodrigo Carvalho Benevides, da Valeo; e Valdir Mendes Cardoso, da Altair Engineering.
Qualidade e Produtividade – Improving Six Sigma project results through binary logistic regression – a case study analysis, de Marcelo A. M. Utiyama, da Ford. Qualidade e Produtividade – Aplicando Seis Sigma com a Teoria Inventiva de Solução de Problemas (TRIZ) para Reduzir o Tempo de Resolução de Problemas, de Mauro C. Andreassa e Gerson Parreira, da Ford.
Ruídos e Vibrações – Desenvolvimento de um sistema de baixo custo de arranjo de microfones para identificação de fontes de ruído veicular, de Yuri A. R. Silva, William Fonseca, Samir N. Y. Gerges, da UFSC.
Suspensão – Metodologia para obtenção de modelo veicular com 7 graus de liberdade para controle de sistema de suspensão ativa, de Cláudio Crivellaro, da Dana; e João M. V. Franco, da Improvement Vehicle Dynamics.
Tecnologia da Informação – Uma Arquitetura para Simulação de Aplicações Pervasivas para Automóveis, de Genildo M. Vasconcelos, Eude Oliveira, da Ford; e Hyggo Almeida e Angelo Perkusich, da Universidade Federal de Campo Grande.
Transmissões – Levantamento do perfil de operação de veículo extrapesado no desenvolvimento de sistema de embreagem, de Nelson T. Kayano, da Netz Engenharia Automotiva; e Frank C. Lima, Antonio W. Forti, da Schaffler Brasil.
Veículos – Acionamento de Embreagem Hidráulico para Caminhões Leves, de Wagner M. Santos, da Daimler Chrysler; e Álvaro Costa Neto, da USP São Carlos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: