Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 02 de junho de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

29/03/2008

Tata Motors, da Índia, compra Jaguar e Land Rover

A Ford Motor Company anunciou na semana passada ter chegado a um acordo definitivo para a venda das operações da Jaguar e da Land Rover para a Tata Motors, da Índia. O negócio foi fechado por cerca de US$ 2,3 bilhões e deve ser concluído no próximo trimestre.

Pelo acordo, a Ford continuará fornecendo componentes para as duas marcas, como o conjunto de powertrain e peças estampadas, entre outros, assim como suporte em engenharia, pesquisa e desenvolvimento.

Alan Mulally, presidente e CEO da Ford Motor Company, disse que, após essa venda, “é o momento de nos concentrarmos na integração global da marca Ford, assim como de implementar nosso plano para fortalecer a Ford Motor Company”. No ano passado, a Ford já havia vendido a Aston Martin e comenta-se no mercado que também estaria aceitando ofertas pela Volvo.

O Grupo Tata é um conglomerado com múltiplas atividades, da produção de chá à siderurgia, do qual faz parte também a Tata Motors que recentemente lançou o Nano, o carro de menor custo do mundo. “Temos enormes respeito pelas duas marcas e vamos nos esforçar para preservar e desenvolver o seu patrimônio e competitividade mantendo intactas as identidades das duas marcas”, disse Ratan Tata, presidente do Grupo Tata e da Tata Motors.

BRASIL – Segundo Olivier Girard, da área de Transporte da Trevisan Consultoria, esta compra pode representar o primeiro passo para a entrada da Tata no mercado brasileiro, já que há importadores das duas marcas no País. Na opinião do especialista, a Tata acaba de lançar um carro superpopular, bastante atrativo para o mercado brasileiro. Para o especialista, embora a Jaguar e Land Rover se encaixem numa outra faixa de mercado, a de superluxo, “caso a Tata tenha realmente interesse em ingressar no mercado brasileiro,, poderá se apoiar no conhecimento de mercado desses importadores”. Girard lembra que o importador da Jaguar no Brasil é o mesmo grupo que trouxe a Citroën ao País no início dos anos 90 e que até hoje é dono da maior parte das concessionárias da marca em território nacional.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: