São Paulo, 28 de abril de 2024

12/10/2008

Uso do apalpador de medição em centros de usinagem-5

(*) Fernando A. Cassaniga

2- APLICAÇÕES DO APALPADOR EM MÁQUINA CNC

f) Corrigir posição da peça rotacionando o eixo da mesa

(16/06/2007) – Muitos erros de posicionamento da peça para usinagem são corrigidos por ações baseadas em medições realizadas com Apalpador de Medição.

Quando existe variação na repetibilidade de posicionamento de uma peça fixada na mesa da máquina (palete) no sentido de giro do palete (eixo B em centros de usinagem horizontais e C nos verticais), pode-se corrigir este erro com giro no ângulo correspondente ao erro encontrado na apalpação da face da peça. A apalpação frontal é realizada em dois pontos em uma distância conhecida. Baseado na diferença das medidas encontradas entre os dois pontos na medição frontal, processa-se um cálculo trigonométrico via programa CNC que coloca em uma variável o valor angular do erro na face. Na seqüência é solicitado um giro do palete no valor do ângulo carregado dentro desta variável.

Com isto, a peça fica alinhada perpendicularmente ao fuso e a usinagem é iniciada com a peça na posição correta. Por exemplo, se encontrado um desvio de 6 graus, este é carregado na variável como:

N1490 #750=6 (Fanuc) ou N1490 R750=6 (Siemens).

O giro do palete deve ser com:

N1500 G0 B#750 (Fanuc) ou N1550 G0 B=DC(R750) (Siemens).

A partir de N1560….. é iniciada a usinagem.

g) Corrigir posição rotacionando o sistema de coordenadas (G68 Fanuc ROT Siemens)

Quando existe variação na repetibilidade de posicionamento de uma peça fixada na mesa da máquina (palete) no sentido de tombamento palete (rotação do eixo C em centros de usinagem horizontais), pode-se corrigir este erro com giro no ângulo correspondente ao erro encontrado na apalpação horizontal da peça. A apalpação pelo eixo vertical Y é realizada em dois pontos em uma distância conhecida. Baseado na diferença das medidas encontradas entre os dois pontos na medição vertical, processa-se um cálculo trigonométrico via programa CNC que coloca em uma variável o valor angular do erro no sistema de coordenadas cartesianas. Na seqüência é solicitado um giro do sistema de coordenadas “Zero Peça” no valor do ângulo carregado dentro desta variável.

Com isto, o sistema de coordenadas fica posicionado de acordo com a posição da peça e a usinagem é realizada acompanhando a posição da mesma.

Por exemplo, se encontrado um desvio de 6 graus, este é carregado na variável como:

N1490 #750=6 (Fanuc) ou N1490 R750=6 (Siemens).

O giro do sistema de coordenadas cartesianas deve ser programado:

N1500 G68 X0Y0 R#750 (Fanuc) ou  N1500 ROT RPL=R750 (Siemens).

A partir de N1560….. é iniciada a usinagem com o sistema de origem rotacionado em 6 graus. Após a usinagem, para desligar a rotação do sistema de coordenadas cartesianas deve ser programado:

N2500 G68 X0Y0 R0 (Fanuc) ou N2500 TRANS (Siemens trans cancela todos os frames).

N………

CONTINUA NA PARTE 6

(*) Fernando A. Cassaniga é tecnólogo de Processos (Fatec), instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Contatos: site: www.cnctecnologia.com.br; e-mail: cnctecnologia@terra.com.br; fone: (15) 3232-2982.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.