São Paulo, 06 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/06/2008

Mais velocidade no desbaste de titânio

(08/06/2008) – Em evento realizado na semana passada em Guarulhos (SP), a Ceratizit apresentou a classe de cilindros de metal duro CTS18D. Com 9% de cobalto e grãos de metal duro submicron, a nova classe se caracteriza pelas vantagens que oferece na usinagem de titânio e inox, entre outros materiais.

Conforme Klaus Pirktl, gerente de Desenvolvimento Técnico da Ceratizit Áustria, a CTS18D é uma classe otimizada, que começou a ser desenvolvida com a meta de se alcançar alto nível de tenacidade. O objetivo era o de concorrer diretamente com os cilindros de HSS. Segundo o especialista, o resultado é uma classe de elevada resistência à fratura e ótima resistência ao desgaste.

Na prática, segundo Pirktl, as ferramentas rotativas fabricadas com a nova classe apresentam alta performance na usinagem de aço inox, superligas e outros materiais de difícil usinagem. “Os melhores desempenhos em testes foram obtidos na usinagem de materiais como titânio e inconel”, informa, acrescentando que a nova classe possibilita o emprego de parâmetros de corte mais elevados que os permitidos pelo HSS, além de apresentar maior vida útil.

DESBASTE – Harald Egger, diretor-geral da Ceratizit para a América Latina, afirma que a nova classe será de grande utilidade na produção de ferramentas rotativas para a aplicação na indústria aeroespacial. “O desbaste em titânio é um dos maiores problemas na usinagem de materiais aeronáuticos”, pois, como gera muito calor, obriga o uso de baixas velocidades e pequenas profundidades de corte.

Por oferecer maior resistência ao calor, a classe CTS18D possibilita o emprego de maiores velocidades e profundidades. “A nova classe permite o incremento da velocidade em torno de 30%”, afirma.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.