24/05/2008) – A MMC Metal do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Materials no País, tem novo diretor-presidente: Daishiro Miyazaki, que trouxe em sua bagagem 33 anos de experiência na matriz, no Japão, sendo os últimos seis atuando no atendimento a montadoras. Miyazaki disse em entrevista ao site usinagem-brasil que tem como meta pessoal dobrar a participação Mitsubishi no mercado brasileiro de ferramentas de corte.
Miyazaki chegou ao Brasil em junho de 2007 e por quase um ano participou de processo de transição do comando da subsidiária junto com o ex-presidente Jun Aoki (que se aposentou e retornou ao Japão). Nesse período, visitou vários clientes e se diz bem impressionado com o nível tecnológico que encontrou na indústria automotiva e, em particular, na indústria aeronáutica brasileira. Diz também ter notado muito máquinas antigas convivendo com equipamentos de última geração, mas que acredita já estarem em processo de substituição.
“Em termos de tecnologia de produção talvez o Brasil esteja mais avançado que os demais países chamados de BRIC´s (Brasil, Rússia, Índia e China)”, disse. O diretor-presidente considera os produtos da Mitsubishi Materials muito adequados ao mercado brasileiro e que – somados aos produtos que estão para ser lançados no País – vê grande potencial de crescimento da linha no mercado brasileiro. “Minha meta pessoal é dobrar o nosso market share no Brasil, que hoje está em cerca de 5%”.
Para tanto, Miyazaki vem elaborando algumas estratégias. Uma delas é a de produzir localmente algumas ferramentas conjugadas, disponíveis no mercado japonês, que avalia serem de grande utilidade para a indústria brasileira de automóveis e autopeças. Esses produtos poderiam vir a ser produzidos pelos atuais parceiros da subsidiária na área de especiais – Joifer e Multipartz – ou até por numa unidade própria.
Nos planos também estão a construção de um Centro Tecnológico, onde seriam realizados pequenos serviços na área de afiação, além de testes para clientes e demonstrações de produtos. O novo diretor planeja ainda ampliar os contatos no Japão para trazer ao Brasil recursos que melhor atendam os clientes nacionais.
Miyazaki lembra que a Mitsubishi Materials tem alcançado bons resultados no País nos últimos anos. Aumentou o faturamento em 40% em 2007 e espera crescer 36% em 2008. “Esses resultados têm sido possíveis porque estamos investindo. Desde 2006 dobramos nossa equipe interna e externa e também o número de revendas”, diz, acrescentando que o objetivo é o “de tornar a MMC Metal do Brasil uma empresa atraente para os clientes, funcionários e investidores”.