Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 18 de setembro de 2025

Apoio:

Anúncio

24/05/2008

Bodycote amplia unidades de PVD

(25/05/2008) – A Bodycote Brasimet vai investir R$ 6 milhões em suas unidades de prestação de serviços de revestimento PVD na América do Sul. Nós próximos três meses, serão instalados três fornos Alpha 400 nas unidades de Sorocaba (SP), Joinville (SC) e Buenos Aires, na Argentina. “Com esse investimento vamos dobrar a capacidade dessas três unidades”, afirma Paulo Vencovsky, gerente da Unidade de PVD da Bodycote Brasimet.

“Estamos aumentando não só a capacidade mas também o nível tecnológico dessas unidades”, diz, lembrando que no final de 2007 a empresa retomou os contatos visando à parceria tecnológica com a Eifeler, da Alemanha, que haviam sido paralisados com a aquisição da Brasimet pelo grupo inglês Bodycote.

Para explicar o que considera aumento do nível tecnológico, o gerente cita os fornos Alpha 400, que já são frutos da nova parceria. Segundo Vencovsky, esses fornos desenvolvidos pela Eifeler são capazes de realizar o processo duplex (nitretação à plasma + revestimento PVD) num único ciclo.

NOVAS CAMADAS – Com a parceria, várias novas camadas estarão à disposição do mercado brasileiro em breve. Para dar início à série de lançamentos, a Bodycote Brasimet escolheu a Sistral, camada nano-estruturada que oferece grau de dureza de até 3.500 Vickers.

“A Sistral foi apresentada na última EMO, na Alemanha, e é ideal para condições severas de usinagem, que envolvem grandes avanços, altas velocidades e usinagem sem refrigeração”, explica. “A princípio a grande aplicação desta camada está no fresamento, mas outras aplicações estão em fase de testes”, informa Vencovsky, que acredita que a parceria com a Eifeler – associada à capacidade de investimento da Bodycote – resultará na ampliação da participação da Bodycote Brasimet nos mercados brasileiro e sul-americano.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: