São Paulo, 28 de abril de 2024

12/10/2008

O uso do apalpador de medição em centros de usinagem

(*) Fernando A. Cassaniga

1 – O APALPADOR DE MEDIÇÃO

A palavra “apalpador” é encontrada em literaturas estrangeiras como “probe” (inglês) e “messtaster” (alemão).

CONCEITO IMPORTANTE: Centro de usinagem é um equipamento de alto investimento e sua função é retirar cavaco. É isto que agrega valor ao produto processado. O apalpador somente deverá ser utilizado como um recurso na solução de um problema ou como uma proteção ao processo, nunca para medir com objetivo de efetuar um controle dimensional. Este controle deve ser feito fora do centro de usinagem em máquinas específicas destinadas exclusivamente à esta tarefa.

O apalpador de medição é um instrumento eletrônico que trabalha tocando uma superfície, visando reconhecer a real posição desta, em relação a algum ponto de origem, num determinado eixo do sistema de coordenadas cartesianas da máquina ou da peça.

Para realizar a medição, o apalpador toca a superfície medida com ponta de medição. Quando ocorre o toque, internamente é gerado um sinal que é enviado à máquina através de placas eletrônicas. Este sinal é recebido pelo comando CNC através de uma interface do apalpador com um outro aparelho receptor da máquina. Esta ação de contato da ponta com a superfície, gerando o sinal de medição é conhecida popularmente como “Trigger”, palavra de origem inglesa.

Ao receber o sinal, um software específico registra o valor recebido dentro de uma determinada variável (parâmetro) correspondente ao eixo medido. Este valor é a posição medida no eixo em relação a uma origem pré-determinada.

O apalpador de medição é montado em uma máquina CNC, seguindo as mesmas regras de registro e gerenciamento de uma ferramenta de corte normalmente usada no processo de usinagem.

Quando carregado ao fuso da máquina, o apalpador usa todas as funções de troca e compensação que são utilizadas em uma ferramenta de corte normalmente usada. Exemplo de aplicação em Fanuc:

………

N1490 ……

N1500 T1 M6 (troca ferramenta)

N1510 G54 G90 G17 G0 X100 Y200 Z300 (posiciona XYZ)

N……

As movimentações para medições e registro de informações medidas, são realizadas por funções apropriadas como: G31 em comandos Fanuc e MEAS em Siemens. Para esta tarefa, na maioria das vezes, utilizam-se sub-rotinas específicas como O9810, O9812, etc. em Fanuc e L3001, L3002, etc. em Siemens, descritas com melhores detalhes nos próximos artigos.

(*) Fernando A. Cassaniga é tecnólogo de Processos (Fatec), instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Contatos: site: www.cnctecnologia.com.br; e-mail: cnctecnologia@terra.com.br; fone: (15) 3232-2982.

N1520 G43 H1D1 Z5 (Compensa comprimento da ferramenta)

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.