São Paulo, 20 de maio de 2022

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/01/2022

Software da Comau facilita programação robótica


(16/01/2022) – A Comau – fornecedora de produtos e sistemas para automação industrial avançada – lançou o Mi.Ra/Dexter, um programa de software baseado em algoritmos de Inteligência Artificial que facilita a comunicação homem-máquina e otimiza as operações industriais.

Segundo a companhia, o Mi.Ra/Dexter é uma metalinguagem que torna a robótica mais acessível para empresas de todos os tamanhos, traduzindo a sintaxe da linguagem humana na sintaxe dos robôs. Isto permite que os operadores programem facilmente um sistema robótico utilizando controles simples e intuitivos, como olhar para um objeto, tocar um ponto específico no espaço, ouvir operações de reconhecimento de voz e reproduzir e executar ações complexas. A interface de programação simplificada também permite ao operador adaptar, ajustar e corrigir rapidamente as ações do robô em tempo real, otimizando a eficiência do ciclo de trabalho.

Ainda de acordo com a Comau, os clientes podem reduzir ou eliminar os custos dedicados à programação de robôs, já que o Mi.Ra/Dexter pode ser utilizado sem a necessidade de competências específicas em TI ou robótica. O programa também facilita a criação de programas complexos necessários para interação com braços robóticos. Além disso, pode ser utilizado para programar qualquer tecnologia industrial.

“Com o Mi.Ra/Dexter, a tecnologia complexa se torna mais acessível e menos custosa graças à interface intuitiva do software e à sintaxe da metalinguagem,” disse Giovanni Di Stefano, Chief Innovation Officer da Comau. “O sistema intuitivo, baseado em algoritmos de I.A. e que pode ser utilizado em praticamente qualquer setor industrial, também permite o ajuste dos parâmetros de processo em tempo real, para melhorar a qualidade e a eficiência operacionais.”

Veículo elétrico Fiat – O Mi.Ra/Dexter foi utilizado pelos operadores de controle de qualidade para programar uma célula robótica complexa para o novo Fiat 500 100% elétrico.

A Fiat solicitou para a Comau a automatização do processo de testes e controles do sistema de informação multimídia do veículo, procedimentos normalmente longos, repetitivos e realizados manualmente. A Comau combinou um robô NJ-220 na sua versão Safe com um COBOT Racer-5 montado em seu pulso para realizar atividades automatizadas de teste dentro do carro, aumentando a eficiência, a rastreabilidade e a repetibilidade do procedimento.

O sistema Mi.Ra/Dexter também ajudou a garantir a total conformidade com o processo de testes, auxiliando o operador a concluir cada uma de suas tarefas. Para isso, o sistema inclui dispositivos com uma sensibilidade “quase humana”, como um sistema de visão para a validação de aplicativos de informação e entretenimento, um microfone e um alto-falante para o reconhecimento dos comandos de voz e uma pinça para operações de contato delicadas.

As características inerentes de segurança do cobot articulado de seis eixos eliminam a necessidade de barreiras de proteção, o que reduz tanto o espaço ocupado como os custos de segurança. A linguagem de programação do Mi.Ra/Dexter permitiu aos operadores gerenciar o sistema robótico complexo de maneira autônoma. Entre as atividades estava o gerenciamento seguro das ações que o robô colaborativo deveria realizar, em contato estreito com o operador, e a automação e subsequente otimização das tarefas de teste requeridas.

 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.