São Paulo, 25 de maio de 2022

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/12/2021

Schmersal Brasil fatura 40% a mais em 2021


(19/12/2021) – Na última semana, a Schmersal Brasil – especialista em sistemas de segurança para máquinas industriais – divulgou crescimento de 40% em 2021 em relação ao ano anterior. O resultado superou as previsões feitas em janeiro, que estimavam aumento de 13% no faturamento para o atual exercício.

Inicialmente, a previsão era de que o faturamento saltasse de R$ 160 milhões (2020) para cerca de R$ 180 milhões (2021). No entanto, o valor atingido foi de R$ 224 milhões. Somente no primeiro semestre de 2021, o aumento no faturamento foi de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme informado pela Schmersal, os resultados operacionais também registraram um aumento significativo, sete pontos percentuais. Globalmente, o grupo Schmersal deve faturar € 250 milhões em 2021.

De acordo com a multinacional alemã, além do mercado favorável, a adoção de um novo modelo de negócios impulsionou o crescimento acima do esperado. O novo modelo implementado tem como base o conceito Teal, que é uma tendência global entre as empresas. Neste conceito, os modelos verticalizados de gestão são substituídos por modelos centrados na autogestão. A unidade brasileira da Schmersal é a única do grupo que utiliza este modelo de negócios.

O novo modelo de negócios é apontado como o responsável pelo aumento no faturamento dos cinco núcleos da Schmersal. No núcleo de Soluções, foi registrado no primeiro trimestre faturamento 100% maior do que no mesmo período de 2020. Os aumentos foram de 79% em Mineração e Ex; 46,9% em Produtos; 52% em Elevadores middle market; e 15% em Elevadores para grandes clientes.

Para implementar este modelo, a empresa se baseou em três pilares: uso de um programa que define os objetivos em três níveis (globais, de divisões e detalhados); no acompanhamento de performance, por meio de feedbacks, conversas e reconhecimento; e na cultura da empresa. De acordo com a multinacional, ‘com os núcleos que formam a companhia alinhados com os processos da cadeia de valor, o engajamento dos colaboradores aumentou e as tomadas de decisão e execução de projetos e ações ficaram mais ágeis’.

Mercado nacional e internacional – Segundo a companhia, estes números foram alcançados porque a Schmersal focou em oportunidades nacionais e internacionais, como no mercado estadunidense e latino-americano, especialmente México, Colômbia e Chile.

“Como a situação cambial hoje é favorável para a exportação, temos intensificado nossas atividades em diversos mercados, especialmente os de mineração e alimentos e bebidas. Fechamos os primeiros projetos de soluções completas na América Latina e, com o novo modelo de negócios, nós fizemos a venda de 161 projetos turn key no Brasil até novembro deste ano, enquanto este número foi de 88 projetos no mesmo período em 2020. Em valores, isso significou um aumento de 84% e ainda deveremos ter outros contratos fechados até o final do ano”, afirma Rogério Baldauf, diretor-superintendente da Schmersal.

Planos para 2022 – Entre as prioridades da Schmersal para o próximo ano está a continuidade do desenvolvimento da sua atuação nos segmentos de agronegócio e de ambientes com risco de explosão (Ex), que incluem o próprio agronegócio e óleo e gás. Além disso, há uma previsão de investimentos de cerca de 5,5% do faturamento em sua fábrica, em Boituva (SP). O principal investimento será em TI para segurança de sistemas, melhoria e automação dos processos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.