São Paulo, 21 de janeiro de 2022

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/12/2021

Mercosul prorroga regime de ex-tarifários

(19/12/2021) – Reunidos no final da semana passada, representantes dos quatro países que formam o bloco do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) decidiram prorrogar até 31 de -mercosuldezembro de 2028 “a alíquota distinta da Tarifa Externa Comum, inclusive de 0%, para importações de bens de capital e bens de informática e telecomunicações.

O acordo assinado pelo conselho do Mercado Comum traz alívio para os importadores de máquinas que, ao longo de 2021, conviveram com a preocupação de fim do Ex-tarifário, regime de redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital, inclusive de suas partes, peças e componentes, sem similar nacional, que corria o risco de ser suspenso em 31 de dezembro.

“O Ex-tarifário é um benefício para o cliente final, à medida que torna mais acessível o equipamento importado. A suspensão ou fim do regime irá tornar o Brasil menos competitivo no cenário mundial. É um retrocesso na política industrial brasileira e na modernização do parque fabril, cujas máquinas têm, em média, 17 anos”, disse João Visetti, presidente da Trumpf, em matéria (leia aqui) publicada pelo Usinagem-Brasil em agosto passado.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.