São Paulo, 21 de maio de 2022

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

11/12/2021

Novos veículos de comunicação da (e para a) indústria


(12/12/2021) – Não são só os processos de produção industrial que estão passando por uma grande transformação digital. O modo de a indústria se comunicar com o mercado e os veículos de comunicação voltados ao setor também estão em pleno processo de digitalização.

Primeiro foi a Internet que, por exemplo, praticamente eliminou a necessidade do envio, através do correio, de folhetos de propaganda e outros tipos de comunicados. Posteriormente, vieram os primeiros sites de notícias e, mais recentemente, com a pandemia, explodiu o uso dos aplicativos de videoconferências como Zoom, Teams e Google Meet. Outros veículos de comunicação, também digitais, começam a ganhar espaço no setor industrial.

Antes um pouco de história. Derivadas das seções de economia dos jornais impressos, surgiram entre os anos 1970 e 1980 várias publicações voltadas a públicos específicos, aí incluídas às dirigidas ao agronegócio, à construção, transportes em geral e indústria de transformação. Essas revistas cresceram, passaram a ocupar um espaço importante no mercado editorial até entrar em declínio com a chegada da internet e das primeiras publicações digitais, assim como vem acontecendo com as demais publicações impressas.

Na década passada, muitas dessas publicações técnicas e/ou especializadas encerraram suas atividades ou migraram para o meio digital. Porém, poucas publicações – mesmo digitais – surgiram para preencher essa lacuna. Recentemente começaram a despontar veículos também digitais que, com o uso de tecnologias recentes ou das facilidades trazidas por essas tecnologias e/ou aplicativos (Youtube, Spotify etc.), alguns até fazendo um mix de conteúdo e serviços voltados para o setor metal-mecânico.

É o caso do Webmachines que – que a exemplo do Infometal, como já publicado aqui – recentemente publicou uma entrevista com o editor e fundador do site Usinagem-Brasil, Antonio Borges. Ou do Cavaco Cast, podcast focado na área de usinagem que, além do Youtube, também pode ser acessado no Spotify. Estaria havendo uma renovação nos serviços de informação do e para o setor metal-mecânico?

Talvez ainda seja cedo para se afirmar. A verdade é que não só têm surgido canais no Youtube, como também plataformas e canais de serviços criados em ambiente 100% digital. É o caso do Peerdustry, plataforma voltada para a compra e venda de peças usinadas, e do Comprar Usinados, portal que coloca compradores em contato com fornecedores de peças usinadas, caldeiraria, montagens industriais etc. E outras novidades neste campo vem por aí, como a Cavaco Store, dedicada num primeiro momento à comercialização de ferramentas de usinagem.

Webmachines – Para assistir a entrevista de Antonio Borges Clique Aqui

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.