São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/12/2021

Projeto de universidades vence Prêmio ANP de Inovação


(05/12/2021) – Projeto desenvolvido por várias universidades nacionais, a unidade robótica Annelida foi a vencedora da categoria Exploração e Produção de Petróleo e Gás do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica.

O projeto contou com a participação de pesquisadores do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) em São Carlos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Participaram também membros do Senai de Florianópolis (SC), do Senai de São Leopoldo (RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Annelida – Unidade Robótica Remotamente Controlada para Quebra de Hidratos e Remoção de Parafinas Sem Sonda em Dutos Rígidos e em Linhas Flexíveis Não Pigáveis – foi desenvolvido em parceria pela Petrobras.

O objetivo do projeto vencedor é que a unidade robótica controlada remotamente realize a limpeza de dutos de extração de petróleo do pré-sal. A Annelida ajudará a Petrobras com a redução de perdas estimadas em milhões de reais na substituição de dutos danificados e em lucros cessantes decorrentes da operação.

Quando o petróleo extraído do pré-sal sai do solo – a uma temperatura de 60°C a 70°C – ele é resfriado ao passar pelo oceano e pode chegar à temperatura de 4°C. O resfriamento solidifica o óleo e libera hidratos e parafinas, que aderem à parede do duto de cerca de sete quilômetros, causando entupimentos.


A cerimônia de entrega da edição 2020 da premiação foi realizada na última segunda-feira, 29 de novembro. O prêmio – criado em 2014 – visa reconhecer e premiar os resultados de projetos de PD&I desenvolvidos por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP que representem inovação tecnológica de interesse do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Veja abaixo os demais vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020:

Categoria II – Projeto(s) desenvolvido(s) por empresa brasileira, com ou sem participação de instituição credenciada, em colaboração com empresa petrolífera, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”.

– Título: Plataforma robótica autônoma a operações rigless de perfilagem e intervenção em poços P&A

– Empresa Petrolífera: Repsol Sinopec

– Instituição: PUC-Rio

– Empresa: Ouro Negro

Categoria III – Projeto(s) desenvolvido(s) por instituição credenciada e/ou empresa brasileira, em colaboração com empresa petrolífera, na área temática geral “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento” .

– Título: Produção e qualificação de protótipos de um mangote de offloading avançado segundo Guia OCIMF 2009

– Empresa Petrolífera: Petrobras

– Instituição: UFRGS.

Categoria IV – Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”.

– Título: ARIEL – Sistema robótico autônomo para detecção de derramamento de óleo no mar

– Empresa Petrolífera: Repsol Sinopec

– Instituição: UFRJ

– Empresas: Tidewise Engenharia e Serviços Navais; Farol Serviços em Inspeção e Manutenção de Embarcações

Categoria V – Projeto(s) desenvolvido(s) por instituição credenciada e/ou empresa brasileira, em colaboração com empresa petrolífera, na área temática específica “Tecnologias Submarinas”.

– Título: Desenvolvimento e avaliação experimental do sistema PipeACOM para dutos flexíveis

– Empresas Petrolíferas: Petrogal e Petrobras

– Empresa: Símeros Projetos Eletromecânicos

Categoria “Personalidade da Academia” – Luís Fernando Alzuguir Azevedo, professor da PUC-RJ.

Categoria “Personalidade da Indústria” – Álvaro Alves Teixeira, geólogo e engenheiro, formado em 1957 e que iniciou a carreira na Petrobras em 1960.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.