São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/12/2021

Walter Brasil fecha 2021 com crescimento expressivo


(05/12/2021) – A Walter Tools do Brasil, subsidiária local da fabricante de ferramentas de usinagem da Alemanha, está fechando 2021 com crescimento expressivo. Salvador Fogliano, presidente da empresa no Brasil, informa que neste exercício a empresa está registrando um de seus melhores desempenhos dos últimos 10 anos, inclusive com o aumento de seu market share.

O executivo lembra que, em 2020, apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia, a subsidiária brasileira conseguiu encerrar o ano no mesmo nível de 2019, graças à recuperação ocorrida nos dois últimos trimestres. “Em parte, isso se deve ao fato de a Walter do Brasil ter começado a trabalhar em home office ainda em 2019 e, portanto, já estar mais ajustada e preparada para continuar dando assistência e suporte aos clientes”.

Já o principal fator desse crescimento, de acordo com Fogliano, está na conquista da participação pela empresa em vários projetos de desenvolvimento, em especial no segmento de pesados, como caminhões e máquinas agrícolas e também na área de óleo e gás, muitos deles iniciados nos dois trimestres finais de 2020. “Embora a maioria dos projetos seja destas três áreas, estamos participando de projetos em vários segmentos da indústria metalmecânica, talvez com a única exceção do aeroespacial, bastante afetado pela pandemia, mas que também já tem perspectivas melhores para 2022”, esclarece.

Entre eles, estão o desenvolvimento de processos para a usinagem de diversos componentes, como eixo e bloco de motor. “São projetos de desenvolvimentos completos, envolvendo todas as operações de usinagem desses itens, como torneamento, fresamento, furação e rosqueamento”, diz.

Para 2022, Fogliano considera que as perspectivas também são boas. “Eu acredito num crescimento de dois dígitos”, afirma. Para sustentar sua avaliação, diz que os clientes estão “carregados”, em termos de volume de trabalho, pelo menos para os primeiros seis meses do próximo ano. “Embora 2022 seja um ano eleitoral, o que sempre traz algumas incógnitas…, mas nós já aprendemos a não pensar nisso e nos focar apenas nos nossos clientes e no mercado”.

LISTA DE PREÇOS EM EURO – Em entrevista ao Usinagem-Brasil, Fogliano também adiantou que no início do próximo ano a Walter do Brasil passará a adotar nova política de preços, com lista em euros. Ele explica que, de todas as filiais do grupo no mundo, apenas Brasil e Rússia mantinham os preços com base nas moedas locais. “Em 2019, a Rússia adotou a lista em euro. Agora, em 2022, também iremos adotar”, informa.

Fogliano esclarece que todos os produtos standard da Walter do Brasil são importados, em euros. Assim, a lista de preços para o primeiro trimestre de 2022 terá seu valor fixado em euros a uma taxa de 1 EUR = BRL 6,1593 (taxa do trimestre anterior). Para o segundo trimestre, somente haverá alteração na taxa, caso haja variação maior ou menor que 5% durante o trimestre anterior, e assim por diante. Em sua opinião, o mais importante desta nova política de preços é a transparência, além do fato de esta não ser uma novidade para os clientes, já habituados a importar vários de seus insumos em euro ou dólar.

Outra vantagem das listas em euros, segundo Fogliano, é que até então todos os finais de ano a empresa era obrigada a realizar reuniões com todos os clientes visando o realinhamento de preços, “o que demandava muito stress para ambos os lados, consumia muito tempo e energia e nos tirava do foco que é o de dar suporte técnico aos nossos clientes”.

De outro lado, lembra que hoje a maioria dos economistas avalia que o dólar e o euro estão muito valorizados. Assim, se houver estabilidade política e segurança jurídica provavelmente o cãmbio tende a cair, favorecendo os clientes. “A maioria das reuniões realizadas com nossos clientes para apresentar a nova política de preços têm sido muito positivas”, conclui.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.