São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/11/2021

ABB lança família FlexLoader M de células robóticas


(28/11/2021) – A ABB lançou uma família de células modulares para carga e descarga de máquinas utilizadas pela indústria de metalmecânica. O objetivo da empresa, além de maximizar a flexibilidade, é minimizar as perdas de produtividade causadas por paradas imprevistas na produção.

Em seis versões diferentes, a família FlexLoader M oferece diversas maneiras de carregar e descarregar máquinas com base no tamanho, forma e quantidade das peças manuseadas, sendo ideal para aplicações em peças fundidas e injetadas sob pressão, produzindo vários tipos de produtos em quantidades variadas.

“Como os clientes demandam maior variedade e tempos de entrega menores, os fabricantes de metais precisam ter um processo de manufatura que possa responder rapidamente e oferecer a flexibilidade para atingir alta variedade, baixo volume e tamanho de lote de produção”, diz Andrea Cassoni, diretor global da linha de negócios de General Industry da ABB Robotics.

Com módulos intercambiáveis padronizados, o FlexLoader M oferece uma solução flexível e expansível para ampla variedade de aplicações para alimentação de máquinas, incluindo tornos, fresas e centros de usinagem. Um grande benefício é a capacidade de usar a mesma máquina como base, trocando módulos de alimentação de entrada e saída conforme mudam os requisitos. O sistema facilita a atualização e dimensionamento, com apenas um a dois dias necessários em média para instalação e comissionamento.

Segundo a fabricante, o FlexLoader M pode reduzir os custos de mão de obra para processos de alimentação de máquinas em até 90%, com um operador capaz de lidar com até 10 células simultaneamente. O sistema automatizado oferece uma utilização de mais de 97% da máquina, em comparação com 40-60% em máquinas operadas manualmente.

Recursos – De acordo com a ABB, o Transportador FlexLoader M usa um sistema que permite o fácil carregamento de peças com formas complexas, fornecendo flexibilidade para lidar com uma variedade de peças de trabalho com uma única célula. Já a Bandeja FlexLoader M é uma solução que oferece fácil manutenção da máquina. Com mínimo espaço utilizado, permite seu posicionamento em quase qualquer lugar. É ideal para o manuseio de peças com variados formatos, como cubos, cilindros, placas e tubos.

Um assistente inteligente permite que novas peças de trabalho sejam programadas em menos de cinco minutos, enquanto a troca entre peças já programadas é possível em menos de um minuto, tornando a produção do “Batch Size One” uma realidade. O software de programação permite que o treinamento completo do operador possa ser concluído em menos de meio dia, reduzindo o tempo necessário para colocar a célula em operação.

Todas as variantes podem ser equipadas com um sistema de visão que identifica a posição da peça e fornece comandos para o robô, ferramentas e outros equipamentos da célula, como estações de limpeza por ar comprimido, marcação de peças, rebarbação e sistemas de medição. O sistema de visão pode usar uma câmera 2D ou sensor 3D, dependendo da aplicação.

O FlexLoader M – substituto do FlexLoader – também incorpora recursos de otimização com base em dados, incluindo monitoramento remoto, permitindo que os operadores monitorem, solucionem problemas e otimizem seus sistemas robóticos, enquanto seu software fornece funções adicionais, incluindo monitoramento de condições, gerenciamento de frota, desempenho e gerenciamento de pedidos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.