São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/11/2021

Vasco 3000 aumenta a vida útil de ferramentas em até 55%


(28/11/2021) – A Blaser Swisslube, um dos principais fabricantes mundiais de fluidos de usinagem, está divulgando um case de sucesso de aplicação do Vasco 3000 CI na fabricante chinesa de peças automotivas Yuhuan Jingrun Machinery, instalada na cidade de Yuhuan, na província de Zhejiang. Lá a vida útil das ferramentas aumentou entre 30 e 55% e os custos com fluidos refrigerante foram reduzidos.

Yuhuan Jingrun é uma empresa muito nova, foi criada apenas em 2018, mas que tem crescido rapidamente no segmento de peças automotivas. A empresa atende os setores automotivo e de motocicletas, além de produzir papeças para motores. Os processos de fabricação incluem fundição e forjamento de peças em bruto, bem como usinagem de precisão. Os materiais usinados são basicamente ferro fundido, aço carbono, ligas de aço, aço inoxidável, entre outros.

Para oferecer mais produtos de alta qualidade, os tomadores de decisão da Yuhuan Jingrun quiseram focar na melhoria da qualidade do produto, ao mesmo tempo em que otimizavam o custo geral. “Tínhamos o problema de altos custos de ferramentas devido à vida útil das ferramentas muito reduzida. A eficiência da produção e a utilização das máquinas não atendiam às nossas expectativas”, explica Dasheng Zeng, supervisor responsável pela produção. “Estabelecemos a meta de criar um processo confiável e altamente eficiente, aumentar a vida útil da ferramenta e melhorar a eficiência de produção, além de reduzir o custo dos fluidos para usinagem”.

De acordo com a Blaser, no início de 2020 a Yuhuan Jingrun Machinery entrou em contato com os especialistas de sua filial chinesa em busca de solução para alguns desafios urgentes: os custos das ferramentas eram altos demais e a utilização das máquinas, assim como a eficiência da produção, não conseguiam atender às expectativas.

“A Blaser é conhecida por uma abordagem abrangente. É fundamental avaliar todos os parâmetros, como qualidade da água, ferramentas, máquinas e materiais, para identificar o potencial de otimização do processo como um todo”, observa Jack Wang, da área de Vendas da Blaser Swisslube China. “Se o fluido para usinagem combinar perfeitamente com todas as circunstâncias, torna-se uma ferramenta líquida e influencia todos os outros fatores, como produtividade, vida útil da ferramenta, qualidade superficial, limpeza da máquina etc., de uma forma muito positiva”, afirma Wang, acrescentando que “após uma análise profunda, recomendamos o uso do Vasco 3000 CI.”

Os fluidos de corte da família Vasco da Blaser Swisslube são isentos de óleo mineral. São de base éster e, devido à sua polaridade e aditivos antidesgaste selecionados, oferecem um desempenho excelente quando se trata de operações de corte altamente exigentes. Eles são resistentes a altas pressões e temperaturas, graças a uma película lubrificante compacta. Os fluidos de corte da família Vasco são ideais para usinagem de uma gama abrangente de materiais desde ligas de alumínio até titânio.

Teste bem-sucedido – Em maio de 2020, o novo fluido refrigerante iniciou um período de testes de três meses num centro de usinagem horizontal Mazak. As peças produzidas nesta linha de produção são pinças de freio para caminhões. O material usinado é o ferro fundido dúctil QT550, a produção é de 25 mil peças/ano. As peças são fabricadas com operações de fresamento de face, mandrilamento e furação. Antes do Vasco 3000 CI ser introduzido, os engenheiros da Blaser Swisslube ajudaram a equipe de produção da Yuhuan Jingrun na limpeza do tanque da máquina e, posteriormente, o novo fluido de usinagem foi colocado.

“Durante a fase de teste, acompanhamos e otimizamos cada parâmetro separadamente, de maneira que pudéssemos melhorar continuamente o processo de produção”, esclarece Jack Wang, da Blaser Swisslube China.

Após otimização contínua, a vida útil da fresa de face D 160 foi aumentada em 30%, a vida útil de uma pastilha de furação especial aumentou em 39% e a vida útil da ferramenta de mandrilamento de precisão aumentou em 55%. A confiabilidade do processo permaneceu no mesmo alto nível. Devido à concentração do fluido refrigerante usado ser menor que antes, os custos do fluido refrigerante também puderam ser reduzidos.

Parâmetros ajustados – Com a vida útil mais longa da ferramenta, os parâmetros do processo puderam ser ajustados, assim os resultados e a eficiência da máquina foram maximizados. “Por causa do excelente desempenho lubrificante, aumentamos a eficiência da operação em 18% e reduzimos o custo geral. Economizamos 61.417 yuans (cerca de R$ 50 mil) por ano numa única máquina”, diz Zeng, da Yuhuan Jingrun.

Os bons resultados ao longo de um ano e meio levaram a um fortalecimento da parceria. Blaser Swisslube e a Yuhuan Jingrun buscam agora ampliar a colaboração no futuro. Numa próxima etapa, os especialistas da Blaser vão analisar os processos de retificação com o objetivo de agregar valor para o cliente.

“Fatores como eficiência na produção e qualidade do processo dependem criticamente da escolha e da qualidade dos fluidos de usinagem e da expertise dos especialistas do processo”, destaca Wang. “Além dos excelentes fluidos refrigerantes, são a expertise em vendas, P&D, tecnologia e assistência técnica ao cliente que tornam a Blaser Swisslube uma parceira preferencial na busca pela máxima eficiência”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.