São Paulo, 05 de maio de 2024

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25/09/2021

Guhring quer ampliar base de clientes do sistema GTMS


(26/09/2021) – Um dos principais fabricantes de ferramentas rotativas do mundo, a Gühring também conta em seu portfólio com um sistema de gerenciamento logístico de peças, o software de gerenciamento GTMS, com o qual já atende mais de uma centena de clientes. Agora, a empresa alemã pretende expandir a base de seus clientes do sistema, levando o GTMS para além da indústria metal-mecânica.

Segundo a fabricante, nesses clientes, o GTMS controla toda a cadeia de ferramentas, peças para produção, instrumentos de metrologia, dispositivos de fixação, equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos para linha de montagem, entre outros. É também responsável por várias operações, desde gestão de fornecedores, recebimento e entrada de materiais e distribuição a postos avançados até disponibilização de produtos ao usuário final, contribuindo para seus usuários para reduzir custos diretos e indiretos.

“Queremos estender esse conhecimento a outros segmentos, além da indústria metalmecânica. Se o GTMS é capaz de controlar com alta eficiência milhares de itens no setor industrial, ele pode fazer o mesmo para outros materiais”, ressalta o engenheiro Bruno Ribeiro, especialista da área de Estratégia e Inovação da Gühring Brasil.

Os materiais a que refere Ribeiro são os insumos em geral, tais como: chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos, calibradores, além de outros itens que os clientes julgarem como importantes à gestão rigorosa do consumo e dos custos. “O principal objetivo com o GTMS é executar um nível elevado de gestão e controle. A quantidade de funções que podem ser exercidas pelo sistema é extensa”, diz.

O GTMS é o coração do processo, pois além de propiciar o seu próprio armazenamento de dados, também transfere todas as informações para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para um sistema de planejamento e produção (PPS) ou outros sistemas de gestão utilizados pelo usuário. “Com o advento da indústria 4.0 é indispensável conectar as informações com as diversas áreas da empresa”, ressalta o engenheiro.

Ribeiro lembra que em média 16% das interrupções no fluxo de trabalho das companhias são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário. “Pois é exatamente esta criticidade que o GTMS resolve: previne a falta de materiais, reduz o desperdício e melhora a utilização dos recursos”, diz, acrescentando que, ao implementar o sistema, o cliente consegue, em média, de 15% a 20% de redução dos custos nos seus negócios, gerando rápida amortização do investimento.

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