
(27/06/2021) – A TatraBras apresentou no último dia 18 de junho, na sede do governo do Paraná, os caminhões que passará a produzir em Ponta Grossa (PR) ainda este ano. São dois modelos off-road, na categoria 6X6.
Trata-se da primeira fábrica da Tatra Truck fora da República Tcheca, que informou no ano passado que iria investir mais de R$ 100 milhões na planta paranaense. A previsão era de iniciar a operação no inicio deste ano, mas a pandemia provocou atrasos e a nova data é setembro próximo. Segundo a empresa, ainda em 2021 a fábrica deve produzir cerca de 100 unidades. A capacidade de produção anual é de 1 mil veículos.
PRODUÇÃO – A princípio, as atividades serão apenas as de montagem em sistema de CKD, com peças e componentes importados da Europa. Mas o investimento no Estado deve contemplar todas as etapas de fabricação, incluindo peças, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras.
Além dos modelos 6X6, também está prevista a montagem de caminhões 8X8, todos eles voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro, e de veículos pesados para as áreas militares e de defesa.
A produção atenderá os mercados brasileiro, sul-americano e africano. “Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, explicou o presidente da TatraBras, Rui Lemes.
“A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil, e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados”, disse Lemes.
