Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 12 de novembro de 2025

Apoio:

Anúncio

24/04/2021

Yaskawa chega a 500 mil robôs vendidos no mundo


(25/04/2021) – A Yaskawa Motoman alcançou em fevereiro deste ano a marca de 500 mil robôs industriais vendidos no mundo. A empresa, fundada em 1915, atua mais positivamente neste nicho de mercado desde 1977, quando entregou no Japão o seu primeiro robô industrial totalmente elétrico, o Motoman-L10.

Depois do Motoman L-10, a companhia desenvolveu uma série de robôs reconhecidos pela robustez e precisão na fabricação de autopeças que exigem alta qualidade, como componentes do chassi e sistemas de exaustão, e capazes de simultaneamente responder às necessidades de automação em processos de soldagens nas fábricas de automóveis.

A Yaskawa, no entanto, não se limita a fornecer robôs para o setor automotivo. A demanda vem crescendo também no setor industrial em geral, especialmente nos mercados de alimentos, farmacêuticos e cosméticos e no de computadores, eletrodomésticos e equipamentos de telecomunicações.

Além da avançada tecnologia de design de manipuladores, que são a base dos robôs, outro diferencial dos equipamentos da Yaskawa está no fato de a empresa utilizar vários componentes de fabricação própria, como os servomotores, segmento no qual a Yaskawa é uma das líderes da indústria.

A companhia também é conhecida por antecipar cenários. Em 1994, por exemplo, o controlador de robô Yasnac MRC logrou alcançar a cooperação totalmente independente entre múltiplos robôs pela primeira vez na indústria.

Em 2003, a empresa partiu dos robôs de uso geral, que podem ser usados para uma variedade de aplicações, como soldagem ou manipulação, para chegar aos robôs otimizados para múltiplas aplicações.

Lançou em seguida um robô de 7 eixos que atinge o mesmo grau de liberdade de um braço humano, adicionando mais um grau a um robô com 6 graus de liberdade, já suficientes para movimentos gerais, e também um robô de braço duplo, capaz de simular o trabalho realizado por um par de braços humanos.

Mais recentemente, em 2018, a empresa apresentou ao mercado o CoBot Motoman-HC 10 DT, robô cooperativo que pode trabalhar lado a lado com humanos, permitindo muito mais aplicações que os robôs industriais convencionais.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: