São Paulo, 29 de março de 2024

17/04/2021

Miniaturização de peças e as exigências de produtividade


(*) Equipe de engenharia da TaeguTec

(18/04/2021) – Os crescentes avanços tecnológicos e industriais nos segmentos automotivo, médico, eletrônico e aeroespacial reforçam a tendência da miniaturização das peças e o aumento da precisão dos dispositivos mecânicos. Os componentes usados são cada vez menores e mais complexos. Essas novas exigências e características exigem máquinas sofisticadas e processos de usinagem para garantir que os fabricantes atendam aos requisitos cada vez maiores da indústria do segmento de mini e micropeças.

Com o advento da pandemia provocada de Covid-19, a demanda por determinados produtos se intensificou em detrimento de outros produtos que, nesse novo normal, perdeu espaço no mercado com muitos fabricantes tendo que modificar seus processos para produzir com suas máquinas outros componentes, com materiais diferentes e tolerâncias dimensionais mais desafiadoras.

Levando em consideração todo esse cenário, onde os processos de fabricação precisam ser cada vez mais produtivos – através de estudos, aplicações e melhorias contínuas – as empresas têm buscado parceiros de negócios que os auxiliem nessa conquista para aumentar a competitividade num mercado cada vez mais exigente.

Uma condição bastante presente na indústria é a usinagem de peças em miniatura em aço, aço inoxidável e ligas de titânio, onde a formação de “aresta postiça” (material da peça que se solda à aresta de corte) prejudica a qualidade da peça e aumenta o consumo de ferramentas, principalmente nas operações de corte e canal – operações com bedames.

Não fossem problemas como esse, o processo de usinagem de muitas empresas poderia estar um nível acima, portanto muito mais produtivo e competitivo, fazendo mais com menos – o que, consequentemente, traz redução de custos.

Solução em um Nível Superior – Em processos de corte e canais, por exemplo, componentes de válvulas em aço inoxidável AISI 304 é comum ocorrer a formação de “aresta postiça”. Nesses casos, a aplicação da ferramenta Quad Rush, da TaeguTec, na classe de metal duro TT4430 reduziu a formação de rebarbas e trouxe um aumento na vida útil da aresta em 25%.

A classe TT4430 PVD é a combinação ideal de um resistente substrato microgrão, multi-camadas AlTiCrN e tratamento especial de aresta para desempenho antilascamento, oferecendo na usinagem de mini e micropeças em aço, aço inoxidável e liga de titânio excelente acabamento superficial e aumento da vida útil da ferramenta.

A nova classe TT4430, com cobertura PVD, possui aresta de corte aguda sem microlascas, vida útil da ferramenta aprimorada, rebarbas reduzidas e bom acabamento da superfície da peça.


Corte e Canal Premium – Para uma operação de corte e canal de maior precisão e produtividade, as empresas buscam soluções que proporcionem maior estabilidade e vida útil (o que resulta em economia e redução de custos), maior precisão na usinagem (gerando melhor qualidade) e aproveitamento de todas as arestas de corte da ferramenta.

Outro fator importante é a redução do inventário de porta pastilhas e redução de tempo de set-up na máquina – que não necessita de troca do porta-pastilha, pois o porta-pastilhas permite montagem de diferentes larguras e pastilhas de rosqueamento.

Para empresas que atuam nos segmentos automotivo, médico, eletrônico e aeroespacial, onde a miniaturização das peças é uma característica presente no processo, é possível tornar o processo otimizado e mais produtivo. Portanto, a escolha correta das ferramentas de usinagem e seus parâmetros, conduzidas por estratégias de usinagem otimizadas são a chave para o aumento da produtividade.

Para a TaeguTec, o conceito de um processo de corte e canal premium é totalmente possível de ser alcançado através do desempenho da Quad-Rush, gerando resultados incríveis para as empresas. A empresa também disponibiliza de forma gratuita soluções online diferenciadas, como E-Catalog, Tool Advisor, Machining Power e TS-Thread Guide que irão auxiliar, ainda mais, todo o processo em http://www.taegutec.com.br

(*) Artigo produzido pela equipe de engenharia da TaeguTec, na Coreia do Sul

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.