São Paulo, 29 de abril de 2024

12/10/2008

Como alcançar economia no fresamento cinco eixos – II

Basicamente, a avaliação de um software às vezes é muito diferente. Por exemplo, algumas empresas têm quatro ou mais semanas de treinamentos e podem necessitar de uma consultoria adicional. Em geral os formatos desses treinamentos não são uns guias de implantação para o usuário em sua aplicação particular e sim um curso chr38quot;genéricochr38quot;. Em sistemas mais simples pode ser rápido o aprendizado, mas o usuário deve esforçar-se para obter bons resultados no sistema.

O maior impacto na economia em uma implantação da tecnologia cinco eixos são os diferenciais técnicos. Embora quase todo software ofereça tecnologia cinco eixos, temos muitas diferenças a serem observadas.

Muitos clientes fazem avaliação de meses para validar o software CAM. Então, a resposta não será encontrada nos próximos parágrafos. Cada companhia tem diferentes critérios que pesarão na escolha do software. Mas, nós listamos algumas questões chaves que podem ajudar na escolha de uma solução econômica em fresamento cinco eixos.

1 – Há ciclos de usinagem e estratégias suficientes?
2 – É possível o usuário planejar a usinagem de acordo com sua experiência e suas preferências, ou será limitado às estratégias e configurações ditadas pelo software?
3 – É possível o conhecimento adquirido ser armazenado e reutilizado no futuro em uma peça similar pelo mesmo usuário ou por outro programador?
4 – É possível armazenar informações como parâmetros de corte vinculado a um material e/ou uma máquina?
5 – Informações adicionais como material remanescente ou retrabalhos podem ser armazenados buscando o melhor desempenho em ciclos cinco eixos?
6 – O software fornece a detecção de colisão analítica e gráfica? O usuário de maneira eficaz pode modificar os parâmetros de programação baseado em observações gráficas?
7 – O controle da orientação de superfícies é limitado ou pode ser facilmente ajustado para uma aplicação complexa, de preferência com mínima interação do usuário?
8 – Na verificação de colisão está disponível uma detecção adicional para eliminar interações de programação?
9 – A verificação de colisão pode inclinar a ferramenta a um giro excessivo ao eixo de rotação?
10 – Pode o controlador procurar regiões de uma usinagem 3+2 com soluções mais estáveis quando possíveis?
11 – O pós-processamento suporta funções avançadas?
12 – O usuário pode utilizar funções em planos inclinados ou conectar-se a multieixos em diferentes posicionamentos sem a necessidade de constantemente ir para o plano de segurança? Lembrando que esta função pode diminuir consideravelmente o tempo de usinagem em máquina, evitando o tempo de deslocamento entre furos inclinados.

Este artigo apresentou algumas informações e questões a serem perguntadas antes de uma compra de um software com tecnologia cinco eixos para se conseguir ao final do processo uma economia considerável. Tecnologia em fresamento cinco eixos vem sendo aplicada por muitos anos no campo aeroespacial, as ferramentarias estão caminhando e agora devem abraçar este futuro.

(*) Bruno Watanabe é consultor Técnico da Grapho Design Software

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.