São Paulo, 26 de abril de 2024

12/12/2020

Clássicos: Chao e Trigger e a temperatura da usinagem 4

(*) Marcelo Acacio de Luca Rodrigues

(13/12/2020) – As figuras 10(a), 10(b) e 13 se referem ao estudo da área de contato. Em especial, a figura 10(b) ilustra aquilo que as medições indicaram: a área de contato real não é retangular.


A figura 11 indica a influência da velocidade de corte nas componentes de força de força de usinagem:FC(força de corte) e FT (força de avanço). Na figura 13 é visto com clareza: o aumento da velocidade de corte implica na diminuição dascomponentes de força.


A relação entre a espessura deformada e não deformada do cavaco está na figura 12. Pode ser visto nesta figura que o aumento da velocidade de corte aumentará a espessura deformada, e com isto o aumento da relação da espessura deformada dividido pela espessura não deformada. A influência da velocidade de corte na área de contato é apresentada na figura 13.


“O gráfico visto na figura 11 possui explicação contemporânea,  justificada atualmente pela diminuição da pressão específica de corte (KS). Entretanto, as figuras 12 e 13 trazem imediatamente uma pergunta ao leitor: Como ocorre um aumento na área de contato ou da espessura deformada do cavaco com o aumento da velocidade de corte, se esta não participa diretamente ou mesmo indiretamente da equação que obtém a área de corte, que é o produto entre o avanço por volta e a profundidade de corte” (grifo do colunista) 

“A resposta é única: é o efeito da taxa de deformação no comportamento plástico da deformação”.(grifo do colunista)



A temperatura de corte é o principal resultado do artigo, conforme figura 14. O autor apresenta nesta figura dois resultados. Um deles denominado “Conventional Turning” para a temperatura de usinagem medida em um torneamento com contato do raio de ponta e da aresta principal, enquanto o segundo resultado, denominado “Orthogonal Cutting” é para uma operação sem a influência do raio de ponta. Somente este segundo resultado foi produzido experimentalmente pelos autores. Além disso, os autores afirmam sem maiores detalhes que o resultado do “OrthogonalTurning” obedece a “famosa” relação de Taylor para tempo de vida da ferramenta em função da velocidade de corte (T = C.vn).


(*) Marcelo Acacio de Luca Rodrigues é engenheiro mecânico, doutor em engenharia mecânica, licenciado em filosofia, microempresário e professor universitário.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.