(06/12/2020) – A Iochpe-Maxion investiu na modernização das unidades fabris em Cruzeiro (SP), berço da MSC – Maxion Structural Components (que produz longarinas e chassis para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves), e da MX – Maxion Wheels (que fabrica rodas para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas).
Para marcar a transformação operacional da planta – que recentemente completou 77 anos e que se estende por mais de 121 mil m², abrigando também a joint venture Amsted-Maxion, voltada ao setor ferroviário – a empresa organizou um evento na semana passada. O objetivo era “o reconhecimento pelos investimentos realizados e pelos inúmeros esforços do time visando aumentar a competitividade, por meio de importantes melhorias em infraestrutura, processos de fabricação e sustentabilidade, além da renovação dos locais comuns de trabalho”.
Entre os mais recentes investimentos estão a entrada em operação de vários equipamentos, como a linha de prensa Tandem de 500 t, novas máquinas de corte a laser e de dobra, que inclui ainda a internalização do processo de corte de guilhotina. Segundo a empresa, as novidades vieram contribuir para a redução dos níveis de estoque e o aumento da capacidade da fábrica.
Destaque também para a nova linha de pintura E-Coat e Top-Coat, completamente automatizada, integrada a um sistema de gestão SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) de monitoramento dos parâmetros dos processos de qualidade e eficiência e a instalação de três novas linhas de pintura a pó para a MSC.
As novidades incluem ainda melhorias na eficiência energética, com a entrada em operação de uma nova subestação elétrica; sistema de medição automatizado DataMatrix QR Code, para o rastreamento dos produtos; implementação do SAP; entre outros.
“Nos últimos anos, a Maxion Structural Components fez várias mudanças de infraestrutura e processos de fabricação e investimentos na planta de Cruzeiro para melhorar nossas capacidades”, observou Luciano Pinho Nilo Jr., diretor da Planta da MSC Cruzeiro. “Essas melhorias estão nos permitindo atender a algumas novas necessidades dos clientes com a construção de uma nova operação de estamparia que produzirá peças estruturais e peças estampadas para veículos comerciais. Estes serão novos produtos para nosso portfólio, aumentando o valor para clientes”.
“O investimento nas operações do Cruzeiro, incluindo a instalação da mais recente tecnologia de pintura, reflete o compromisso da empresa em atender às necessidades em constante mudança de seus clientes”, disse Don Polk, presidente da unidade de negócios Américas da Maxion Wheels. “Especificamente para nossas rodas agrícolas, com diâmetros de até 46 polegadas, a nova tecnologia de pintura permite que nossas rodas especiais atendam às especificações de qualidade nacionais e de exportação”.
De acordo com a empresa, a transformação da unidade de Cruzeiro teve início cerca de cinco anos atrás com a transferência dos equipamentos para produção das rodas de aço da planta de Guarulhos. Esta ação proporcionou “às equipes MX e MSC a oportunidade de reorganizar e agilizar os fluxos de fabricação, além de aumentar tanto a produtividade, quanto a motivação dos colaboradores”.
Novas tecnologias – Mas não é só a unidade de Cruzeiro que estão recebendo novos investimentos. Na planta de Limeira (SP), há cerca de quatro anos, a empresa instalou uma segunda unidade para a produção de rodas de alumínio, para a qual está previsto para breve o aumento da capacidade de 800 mil para 1 milhão de rodas anuais.
A Iochpe Maxion também investiu no desenvolvimento local de novas tecnologias, caso do uso de novos materiais para reduzir o peso das rodas de caminhões. Recentemente anunciou o início da produção, nas unidades de Limeira e Santo André, das rodas de alumínio mais leves do País, de menor espessura do aro.
Também está trabalhando no desenvolvimento de rodas inteligentes, que captam informações de pressão, ângulo de calibragem, rotação e tipo de terreno em que o veículo está rodando e, com isso, pode, por exemplo, reduzir o período para manutenção. Esse projeto é feito em parceria com filiais do grupo da Europa.
Multinacional brasileira, a Iochpe-Maxion possui 33 plantas produtivas localizadas em 14 países e conta com cerca de 15 mil funcionários. No Brasil, conta com quatro fábricas e emprega 7 mil pessoas.