
(04/10/2020) – A Starrett, uma das maiores fabricantes de ferramentas do mundo, investirá até o final de 2021 cerca de R$ 40 milhões em sua fábrica instalada em Itu, no interior de São Paulo. Os recursos darão suporte à estratégia da empresa de concentrar a fabricação mundial de serras copo, serras de fita bimetálicas e serras de fita de carbono (DFB) no Brasil, que hoje é dividida com a unidade da Escócia.
Christian Arntsen, presidente da Starrett Brasil, observa que a operação faz parte da estratégia mundial da empresa para tornar a marca ainda mais competitiva globalmente, optando por investir no Brasil e tornando a fábrica brasileira responsável por fornecer diretamente toda a linha de serras para os centros de distribuição espalhados pelo mundo e para outras plantas do L. S. Starrett Co.
"A intenção da empresa é continuar investindo em P&D no Brasil, para prosseguir no desenvolvimento de tecnologia de última geração”, afirma Arntsen. Em sua opinião, este é um “reflexo do excelente trabalho da equipe da Starrett no País, que deu segurança ao conselho para fazer tamanho investimento e concentrar toda a produção de serras na unidade de Itu, o que gerará ainda um aumento de 20% da mão de obra direta”.
De acordo com o executivo, a subsidiária brasileira responde por cerca de 30% do faturamento do Grupo no mundo, e detém mais de 30% de marketshare (em média) em suas linhas de serras no País.
64 anos de Brasil – Fundada nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado, a Starrett iniciou suas operações no Brasil em 1956. Hoje, o grupo conta com fábricas nos Estados Unidos, Escócia, China e em Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, como lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de precisão e instrumentos de medição. Seus produtos são comercializados em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores que atende uma variada gama de segmentos, desde a indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais, para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc.