(27/09/2020) – Há cerca de um ano, a Ceratizit apresentou ao mercado mundial o FreeTurn, novo conceito para operações de torneamento dinâmico, considerado um dos mais revolucionários sistemas de torneamento dos últimos tempos. Agora, atuando em várias frentes de trabalho e em parceria com fabricantes de máquinas e desenvolvedores de software, a empresa informa ter alcançado surpreendente progresso no campo do HDT – High Dynamic Turning.
“Esta é uma tecnologia que tende a ganhar mais participação no mercado de usinagem, em função de suas características de melhoria nos tempos de processo e na redução dos custos”, afirma Walter Pires, gerente técnico da Ceratizit do Brasil.
O gerente observa que as iniciativas da empresa se basearam em promover tecnicamente os benefícios do FreeTurn, com uma abordagem diferenciada junto a vários fabricantes de máquina e desenvolvedores de softwares de programação. “Alguns destes parceiros criaram módulos de programação específicos, bem como indicaram em seus websites quais máquinas e modelos suportariam essa nova tecnologia”, informa, acrescentando que a demanda criada pelos clientes para o uso do novo sistema de torneamento na Europa tem fomentado e incentivado empresas a criarem formas de atender a essa tendência, “o que tem sido feito com muita rapidez e segurança, graças ao alto estado de avanço tecnológico de cada um dos fabricantes”.
Ricardo Oliveira, especialista de Produto da Ceratizit do Brasil, informa que paralelamente a empresa desenvolveu um programa de treinamento interno para as equipes de vendas e engenharia, o qual contempla o lançamento de um sistema on-line de análise de cada aplicação, o “FreeTurn Ticket System”. “Neste programa centralizamos os questionamentos e necessidades para garantir resposta rápida, uniforme e mais assertiva para cada solicitante”, diz. “Além disso, foi lançado neste mês o “FreeTurn Compass”, uma importante ferramenta para auxílio na programação CNC, com a indicação dos ângulos mais favoráveis de posicionamento do inserto para cada tipo de operação de torneamento”.
De outro lado, as fábricas da Ceratizit também aderiram ao sistema FreeTurn para a fabricação de diversos itens de seu portifólio, validando os benefícios promovidos pelo sistema de torneamento dinâmico em seus processos produtivos. Para exemplificar, cita uma aplicação realizada na fábrica de Besigheim, na Alemanha (Clique Aqui para maiores detalhes), na qual foram observados ganhos expressivos em redução do número de ferramentas, tempo de usinagem, custo de produção e consumo de energia.
O especialista informa ainda que os centros técnicos da Ceratizit na Europa já estão equipados e prontos para demonstrações e ensaios com as ferramentas FreeTurn. “No Brasil, a Ceratizit tem feito uma abordagem aos principais fabricantes de máquinas para desenvolvimento e aplicação do sistema e conta com amostras em estoque para demonstrações práticas”, conclui.
Para maiores informações: ctbr.engenharia@ceratizit.com