São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/08/2020

Os apps que otimizam a produtividade na usinagem II

(23/08/2020) – A Sandvik Coromant conta com variado conjunto de ferramentas digitais e apps para auxiliar os profissionais em todo o processo de manufatura, desde preparação de ferramenta, montagem, dados de corte e análise de desgaste, passando por análise de investimento, cálculo de payback de uma máquina nova, até a customização de ferramentas com o app “Tailor-Made online”. Todos gratuitos e abertos para qualquer usuário – alguns para celular (Android ou iOS) e outros disponíveis no site da empresa.

A lista completa pode ser acessada Aqui ou no Ifind, app que reúne a maioria dos recursos digitais da empresa. Para citar alguns, há o CoroPlus ToolGuide, para a preparação da usinagem e recomendações de ferramenta; o CoroPlus ToolLibrary, para montagens de ferramentas com programação e simulação on-line; calculadoras para ajustes de corte otimizados para torneamento, furação, fresamento, rosqueamento com macho e para torneamento com longos balanços.

Existe ainda um grupo de apps para o planejamento de investimentos, como a Calculadora de Payback, ou para o retorno sobre investimento com a Coromant Capto, para o cáculo da lucratividade das ferramentas de usinagem e economia da manufatura com a Calculadora Manufacturing Economics. Há também os apps voltados à localização de ferramentas, caso do Insert Identifier, para encontrar a substituição de uma ferramenta; e o Tool Builder, que combina ferramenta e adaptador para cortes e canais, torneamento ou rosqueamento. Já o Tailor Made possibilita customizar uma ferramenta e solicitar cotação.

A Vargus desenvolveu o Vargus GENius, app que auxilia na escolha de ferramentas de torneamento e fresamento de roscas. Além de oferecer a solução mais adequada em termos de aplicação, gera o programa CNC, levando em consideração os parâmetros de corte indicados para cada tipo de material, visando o máximo de desempenho e rendimento da máquina e da ferramenta. O software pode ser baixado diretamente no site da Vargus nas versões Online, Offline (Desktop) e Setup.

Marciano Alves, diretor da Vargus do Brasil, comenta que os usuários deste app têm alcançados ótimos resultados quanto ao aumento de produtividade, redução de tempo de ciclo e aumento de vida útil da ferramenta. “Com avançadas de estratégias de usinagem, o processo de interpolação de roscas se tornou muito mais simples e atrativo para as empresas que optam por esta solução. Quanto ao processo de torneamento de roscas, é possível também definir estratégias que protegem a aresta de corte da ferramenta e permitem a usinagem de uma rosca com alta qualidade e precisão no menor tempo”.

Já a Tungaloy criou o Dr. Carbide, que reúne quatro apps (IOS e Androids). O E-Catalog é um catálogo eletrônico, para consulta dos produtos, ferramentas, suportes, acessórios, insertos e classes, enquanto o Tung-Navi é um sistema de navegação para otimização das operações de usinagem que leva em consideração a escolha da ferramenta, aplicação e máquina. O Insert Converter é um sistema de comparação de classe e quebra-cavaco entre os produtos da Tungaloy e seus principais concorrentes. Já o Machining Power é uma calculadora de usinagem para cálculos de velocidade de corte, consumo de potência, torque, volume de material removido.

Outras ferramentas digitais estão disponíveis apenas no site, caso do Atlas, que facilita a localização das ferramentas da marca em poucos cliques. Ou o Insert Selection Guide, guia de seleção de insertos que contempla geometrias, classes e quebra-cavacos para as operações de torneamento, levando em consideração o material a ser usinado, sua condição de corte, assim como a operação a ser executada.

“Há alguns anos a TaeguTec possui soluções diferenciadas em aplicativos que facilitam e contribuem para o aumento da produtividade e da competitividade dos clientes e usuários”, observa Rogério Cardoso, gerente de Marketing da filial brasileira. Entre as ferramentas digitais da empresa, destaque para o vendedor virtual, o TTAPP, que oferece produtos e soluções de usinagem para todos os setores da indústria. “O TTAPP combina cinco aplicativos muito úteis e fáceis de usar para programadores CNC, engenheiros de processo etc.”, explica.

O TTA (TaeguTec Tool Advisor) indica as soluções de usinagem apropriadas, selecionando a melhor opção para cada processo, com dados de corte, requisitos de energia e resultados de produtividade de cada item. Já o E-Catalog orienta os usuários na seleção das soluções mais indicadas e apresenta todas as ferramentas com campos de pesquisa avançados. O Machining Power é uma calculadora de potência capaz de estimar as demandas reais de energia, taxas de remoção de material, forças de corte e torques para várias aplicações; e o Insert Converter é o conversor de pastilhas que informa as classes e geometrias equivalentes das pastilhas TaeguTec em relação as de outros fabricantes. Todos eles acessíveis no site da TaeguTec.

Para contribuir com o aumento da produtividade dos clientes, a Mitsubishi Materials tem se empenhado no desenvolvimento de aplicativos e recursos complementares. Um exemplo é o MMC CALC, calculadora com fórmulas de usinagem para torneamento, fresamento e furação, que permite obter facilmente parâmetros de corte como avanço, rotação e velocidade de corte. Já em rosqueamento, é possível calcular o ângulo de hélice de acordo com o tipo de rosca, incluindo o tipo de calço e suporte mais adequado para a aplicação. Dispõe ainda de tabela de coeficiente de força específica dos materiais para cálculo de potência de corte e fórmulas de usinagem, torneamento, fresamento, furação, para velocidade de corte e cálculo do ângulo de hélice da rosca. Está disponível nas lojas de aplicativos para os sistemas iOS e Android ou no site da Mitsubishi Materials.

O catálogo eletrônico conta com ferramenta de busca de produtos através do código do produto, tipo de usinagem, peça ou condições de corte e permite que as ferramentas de maior interesse possam ser salvas como “favoritos”. Também é possível gerar folha de processo com a ferramenta escolhida, calculando o tempo de corte e o tempo da operação. Também disponibiliza dados CAD para download, modelos 2D (DXF), 3D detalhado e para simulação (STP, STL), todos estes em conformidade com a norma ISO 13399, o que facilita a comunicação entre os diferentes sistemas e proporciona melhorias de processo.

A Dormer Pramet acaba de lançar nova versão do app para cálculos de usinagem, o Dormer Pramet Calculators – para IOS e Android – que fornece os parâmetros de corte para várias aplicações de torneamento, furação, rosqueamento e fresamento. Disponível em 19 idiomas, permite analisar o tempo de usinagem, torque, potência, esforço de corte, taxa de remoção e espessura de cavacos, com base no material e na operação executada.

A empresa também oferece o Dormer Pramet Library, em versão iOS e Android, com o qual é possível catálogos técnicos, folhetos etc. Já o Dormer Pramet Selector  possibilita a seleção de ferramentas rotativas para furação, rosqueamento e fresamento. Após inserir dados como material a ser usinado e características da operação, o usuário obtém a indicação da melhor ferramenta, os parâmetros de corte a serem utilizados, bem como o custo da ferramenta na operação, além das alternativas de ferramentas disponíveis para uma mesma operação.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.