São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/08/2020

Os apps que otimizam a produtividade na usinagem

(23/08/2020) – Primeiro foram os catálogos que ganharam versões digitais, não só mais práticas que as versões em papel, como agregando novas funções. Depois vieram as cálculadoras de usinagem, oferecendo em instantes informações preciosas sobre processos de usinagem, como os dados de corte. A partir daí o desenvolvimento de soluções digitais para usinagem não parou mais de crescer e hoje os fabricantes de ferramentas oferecem apps específicos para praticamente todas as operações de usinagem, de furação a fresamento de roscas, passando por cabeçotes de mandrilar, simulações e programação, chegando até a solicitação de ferramentas especiais.

O conjunto de ferramentas digitais hoje à disposição dos usuários trouxe várias vantagens para os usuários. Entre elas, a flexibilidade e a autonomia dos profissionais responsáveis pelos processos, além da economia de tempo. “Antes eles precisavam consultar catálogos enormes e, hoje, em três ou quatro passos chegam à ferramenta mais adequada para a operação que irão realizar”, informa Paulo Feliciano, supervisor de engenharia e responsável por treinamentos da Walter do Brasil, acrescentando que estes benefícios impactam na redução de custos das empresas.

Mas não só. Feliciano lembra que atualmente existem aplicativos que permitem que um engenheiro de processos possa comparar vários conceitos de ferramenta, gerar relatórios de custo e de vida útil da ferramenta e avaliar qual será mais vantajoso. “Este profissional pode inclusive salvar o relatório com os detalhes da aplicação e apresentar como um documento de melhoria de processo, até como justificativa para parar uma máquina e realizar um teste”, observa.

Feliciano explica que a Walter conta com várias ferramentas digitais voltadas ao aumento da produtividade. São soluções diversas para variadas necessidades, dentro do conceito da Indústria 4.0 e voltadas para a Digitalização do Processo do cliente. Ele destaca os programas: Walter GPS; Catálogo Online; e Dados de Produtos (este o único restrito a clientes, pois gera uma biblioteca de informações padronizadas com base numa lista de ferramentas do usuário). Os aplicativos são Walter eLibrary; Machining Calculator; Wear Optmization (Otimização de Desgastes); Insert Converter; Feeds & Speeds – valores iniciais. Todos estes softwares e apps podem ser acessados no site da Walter (Clique Aqui).

Ele destaca o Walter GPS. “Permite ao cliente selecionar a ferramenta com base na aplicação que irá realizar com apenas alguns cliques. Com sua vasta biblioteca normatizada de matérias-primas , o usuário acessa rapidamente qual a melhor ferramenta para se utilizar em seu processo, inclusive com dados de corte, especificações da ferramenta e estimativa de vida útil (muito importante para calcular o custo-por-peça e definir se a ferramenta trará retorno financeiro imediato)”, explica.

A Ceratizit conta com um conjunto de aplicativos desenvolvidos com o objetivo de promover o aumento de produtividade e digitalização das operações. Três deles são de livre acesso: o TPT Mobile, para o fresamento de rosca com programação CNC; o Cutting Data Calculator, uma calculadora de parâmetros de corte; e o MicroKom BluFlex, para o controle de medidas de cabeçotes mandrilhadores modelo BluFlex. 

“Outros sistemas são específicos para clientes que adquirem produtos como ToolScope (Sistema de Controle de Processos) e os cabeçotes acionados KomTronic. Estes contam com suporte on-line por intermédio de aplicativos dedicados e não abertos”, informa Walter Pires, gerente Técnico da Ceratizit do Brasil. Pires acrescenta que a Ceratizit está passando por uma atualização de seus aplicativos para deixá-los ainda mais interativos. “As novas versões deverão estar disponíveis no início de 2021”.

Marcos Silva, gerente de Produto, Marketing e Treinamento da Iscar do Brasil, informa que a empresa tem investido no desenvolvimento de ferramentas digitais, como o ITA – Iscar Tool Advisor, consultor digital que indica as melhores opçõesde ferramentas para cada operação, já observando e obedecendo as características de potência da máquina do cliente. O ITA conta com calculadoras para otimização de parâmetros de corte, como a Taxa de Avanço, baseado em cálculos de espessura média do cavaco, o Machining Power para cálculos dos esforços de usinagem e o Mill Thread Advisor que é um gerador de programas NC para interpolação de roscas.

Outro aplicativo é o E-CAT, o Catálogo Eletrônico Completo, intuito para consultas e que permite a permite montagens de ferramentas e downloads / compartilhamento de desenhos 2D e modelos 3D e dados de ferramenta, o que agiliza a confecção de desenhos e documentação de processos e traz rapidez e segurança na utilização de sistemas CAM para programação e simulação de usinagem. Essas ferramentas podem ser baixadas diretamente no site da Iscar.  

A Kennametal informa estar investindo pesado no desenvolvimento de recursos e aplicações digitais para auxiliar os clientes durante a análise, escolha e manuseio de ferramentas, com o objetivo de auxiliá-los a aumentar a produtividade. A empresa dispõe de três aplicativos: Speed&Feed, Kennametal NOVO e o Kennametal Catalog – que dá acesso a vários catálogos interativos fáceis de manusear e navegar, para pesquisar e oferecer detalhes relevantes para processos de usinagem, com a possibilidade de compartilhar conteúdo por e-mail ou mídias sociais, além de recortar e colar.

Com o Speed&Feed o usuário pode escanear as embalagens das ferramentas e encontrar  informações como a velocidade e avanço, detalhes e disponibilidade, permitindo ainda o acesso ao Konnect ID. Dispõe ainda de calculadoras de força de avanço, torque e potência para aplicação de fresamento de topo; força de avanço, torque e potência para aplicações de fresamento de face com cortadores de alto cisalhamento; fórmulas de produtividade para aplicações de fresamento de face; torque, força de avanço e potência para KSEM, Brocas SE, Drill Fix e HTS-C.

Já o Kennametal NOVO – que terá seu primeiro módulo de conteúdo apresentado em webinar da filial brasileira esta semana – se caracteriza por “conectar as necessidades dos usuários à expertise da Kennametal em soluções de usinagem de alto desempenho”. O app conta com um método de seleção de ferramentas de corte em uma estrutura de árvore por meio de uma hierarquia ou pesquisa paramétrica, contando ainda com o recurso Tool Advisor que oferece recomendações de ferramentas de corte com base em recursos de usinagem e seus requisitos. “O NOVO liga o planejamento do processo; disponibilidade e compra de estoque; gerenciamento de custo por peça; e melhorias de produtividade”, informa a empresa. Oferecendo ainda: conectividade ToolBOSS;  cotações; busca de substitutos para ferramentas obsoletas; consultor para mais de 20 recursos de usinagem comuns, entre outros.

“Temos vários aplicativos, todos com o objetivo principal de facilitar o acesso a informações sobre nossas ferramentas, bem como sugestões de dados de corte para melhor produtividade”, informa Carlos Nascimento, gerente de Marketing e Produtos da Seco Tools do Brasil, frisando que a vem trabalhandocosntantemente no desenvolvimento de ferramentas digitais

Conforme Nascimento, os apps da Seco Tools se caracterizam pela praticidade. É o caso do MyPages, de acesso via Internet no computador ou celular, que permite ao usuário criar uma conta e ter acesso a todas as suas movimentações comerciais, além de pesquisar produtos nos estoques do Brasil e da matriz, comprar online e encontrar sugestões de ferramentas para uma determinada operação através de link ao Aplicativo Suggest.

Já o Seco Assistant App, para dispositivos iOS e Android, permite a realização de várias ações como o cálculo de dados de corte ideais para operações de torneamento, fresamento ou Furação; encontrar ferramentas Seco pela descrição ou via QR Code; comparar ferramentas Seco com de outros fabricantes. A maioria dessas funções também, estão disponíveis off-line. No site da empresa o usuário também encontra catálogos online completos, em português, com a alternativa de selecionar as ferramentas favoritas (ou de uso na fábrica) e montar o próprio catálogo, podendo depois baixá-lo, além de caminhos para segmentos específicos, com inúmeras informações relevantes sobre o segmento selecionado.

Clique Aqui para ler a sequência desta matéria com informações das empresas Sandvik Coromant, Vargus, Tungaloy, TaeguTec, Mitsubishi Materials e Dormer Pramet.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.