
(14/06/2020) – A Mitutoyo Sul Americana divulgou comunicado oficial no último dia 3 de junho para informar o encerramento das atividades de produção no final de outubro deste ano. A empresa frisa que “a descontinuidade de nossas atividades produtivas não significa, de modo algum, que encerraremos nossas atividades no Brasil. Ao contrário, estamos realizando a reestruturação de nossas atividades exatamente para manter a viabilidade da Mitutoyo Brasil”.
De acordo com o comunicado assinado por Ken Sasaki, presidente da Mitutoyo Sul Americana, “nossa decisão é no sentido de focar e desenvolver com mais dedicação as atividades comerciais e de prestação de serviços, que já realizamos no Brasil, incluindo inclusive o incremento das exportações em toda América do Sul”.
Ainda segundo o informe, as equipes de Vendas e Serviços da Mitutoyo Brasil continuarão as operações no mesmo local, em Suzano (SP), “cuja unidade empresarial é uma das mais importantes do Grupo Mitutoyo e jamais pensamos em encerrá-la”. E acrescenta: “como resultado dessas ações, fortaleceremos o suporte técnico aos produtos e nossa capacidade de Engenharia de Soluções”.
A fábrica de Suzano foi a primeira unidade de produção do Grupo Mitutoyo fora do Japão. Instalada em 1º de maio de 1974, com 16 mil m² de área fabril, a unidade produzia desde paquímetros mecânicos e digitais até máquinas de medir por coordenadas.
O comunicado explica que “a Covid-19 afetou significativamente as atividades econômicas do mundo todo, e o Brasil evidentemente não passou ileso. Entretanto, não é esta a causa direta de nossa decisão de reestruturar nossas atividades empresariais, mas sim a necessidade de adequação à nova realidade do mercado”.