
(22/03/2020) – Para comemorar seus 100 anos, no final de 2019 a Mazak inaugurou o Museu de Máquinas-Ferramenta Yamazaki Mazak, em Minokamo (Japão). O espaço alinha a história das máquinas-ferramenta à história da Mazak.
Baseado em experiências, o museu possibilita a interação do público com máquinas e equipamentos, desde ferramentas utilizadas no século XVIII até máquinas automatizadas e conectadas. Os visitantes também podem ver uma linha de produção automática que utiliza tecnologia IoT para fabricar peças de máquinas usadas em processos de manufatura.
As exposições também destacam o status das máquinas-ferramenta como “máquinas-mãe”, que produzem peças essenciais para setores industriais de grande importância no dia a dia das pessoas, como o aeroespacial, médico e automotivo. Um sistema de manufatura flexível, composto por máquinas-ferramentas com tecnologia IoT, também está instalado no museu para demonstrar a usinagem de peças utilizadas em linhas de produção.
O espaço conta com uma área educacional onde as crianças – futuros engenheiros e líderes da indústria – podem aprender sobre tecnologia. Com o museu, além de educar crianças, a Mazak também quer contribuir com a promoção da região por meio do turismo industrial.
O museu (de 10 mil m²) está localizado na fábrica subterrânea da Yamazaki Mazak Optonics Corporation, que produz máquinas de processamento a laser. A instalação está 11 metros abaixo da superfície, o que permite o uso de energia geotérmica para controle da temperatura do ambiente. Em relação a uma instalação convencional, acima do solo, há uma redução de 60% no consumo de energia.