(15/03/2020) – A norte-americana Ball Corporation celebrou nesta última sexta-feira, 13, contrato para a aquisição da Tubex Indústria e Comércio de Embalagens, empresa de embalagens de alumínio para aerossol com fábrica localizada na cidade de Itupeva, interior do estado de São Paulo.
O contrato, no valor de US$ 80 milhões, inclui um possível “earn-out”, que é o pagamento adicional atrelado a resultados da empresa.
Uma das mais importantes do país em seu ramo de atuação, a Tubex possui oito linhas de produção de latas de alumínio para aerossol, com foco nas embalagens para cuidados pessoais destinadas a clientes brasileiros e também ao mercado internacional. A empresa emprega cerca de 300 pessoas.
De acordo com John A. Hayes, CEO da Ball, a compra da Tubex se justifica pela crescente demanda por embalagens de alumínio sustentáveis ao redor do mundo.
“Esse investimento nos permitirá expandir nosso alcance geográfico e nos posicionar como um dos principais fornecedores de embalagens de alumínio para aerossol do Brasil e no mundo, um mercado que hoje está claramente em expansão”, explica o executivo.
A planta fará parte da divisão de embalagens para aerossol da Ball e complementará o negócio global de aerossol e pré-formas de alumínio da empresa na Europa, América do Norte e Ásia, área que é liderada diretamente pelo vice-presidente e diretor geral da companhia, Stan Platek.
A Ball Corporation é uma empresa especializada principalmente no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para o mercado de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial, neste caso especialmente para o governo dos Estados Unidos.
Com sede em Broomfield, no estado do Colorado, a companhia ficou conhecida por sua produção inicial de frascos de vidro, tampas e produtos relacionados com conservas domésticas. Com várias subsidiárias ao redor do mundo, ela atua desde 1995 no Brasil, com o foco voltado para a área de produção e reciclagem de alumínio.
A companhia e suas subsidiárias empregam hoje 18.300 pessoas ao redor do mundo e registraram vendas de US$ 11,5 bilhões em 2019.