
(16/06/2019) – A Iscar do Brasil concluiu sua primeira participação no Programa PAE 2019 – Projetos de Atividades Especiais do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano (SP). A contribuição da empresa se deu com a realização de um curso de Introdução aos Processos de Usinagem – Torneamento, Fresamento e Furação, envolvendo também tecnologias digitais para seleção de ferramentas e estudo de processos de usinagem.
Em encontros semanais, nas modernas instalações do laboratório-oficina do Bloco A, acompanhados do professor Adalto de Farias, os gerentes de Produto da Iscar (Marcelo Bueno, Sandro Mello e Marcos Silva), ministraram aulas técnicas teóricas, demonstrações práticas nas máquinas CNC (Romi e Mazak), além de exercícios e estudos com as principais Ferramentas Digitais 4.0 da empresa.
Entre as ferramentas digitais, foram destacadas o seletor de ferramentas ITA – Iscar Tool Advisor, que indica qual a melhor solução para uma dada operação de usinagem e define os parâmetros de corte a serem utilizados, disponibilizando também dados de demanda de potência da operação, e o E-CAT – Eletronic Catalog, a biblioteca completa de ferramentas da empresa, que de modo intuitivo realiza montagens de conjuntos e disponibiliza para download os desenhos 2D, modelos 3D e todo o pacote de arquivos de integração CAD/CAM conforme ISO 13399.
Ao final do período, os alunos apresentaram um trabalho conclusão, abordando a seleção de ferramentas, definição de estratégias de usinagem e estudo de tempo baseado em tudo que aprenderam.
Para a Iscar, esta é “uma parceria muito significante entre uma das mais renomadas instituições acadêmicas do País e um dos maiores fabricantes mundiais de ferramentas de corte, que contribui para a formação dos futuros profissionais do mercado de engenharia e usinagem”.
