São Paulo, 28 de março de 2024

18/05/2019

Indústria 4.0 requer soluções holísticas

(*) Marco Basso

(19/05/2019) – A indústria 4.0 já é uma realidade no Brasil. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no ano passado, mostrou que 73% das grandes empresas se encontram na indústria 4.0, ainda que em fase inicial de implantação de tecnologias. Essa realidade está estabelecendo um novo momento para a indústria de Máquinas e Equipamentos. No último trimestre, esse setor cresceu 6% e deve seguir em expansão após um período de crise e dúvidas em relação à economia.

A Expomafe 2019, principal feira da indústria de máquinas-ferramentas e de automação industrial, foi prova disso. No evento, 750 expositores nacionais e internacionais geraram negócios com mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e de outros 30 países. A feira serviu ainda como um termômetro do mercado, demonstrando que após alguns anos de retração e dúvidas, o segmento está confiante para realizar investimentos, modernizar seus parques fabris e possibilitar a retomada econômica do Brasil em um ambiente internacional.

Estar preparado para esse crescimento e novo momento é essencial. A Indústria 4.0 pede soluções inovadoras não somente em termos tecnológicos, mas de gestão, processos e ideias. Por isso, olhar para esse cenário de forma holística é o primeiro passo para contribuir para esse desenvolvimento. Hoje, a indústria pede soluções diferenciadas de mercado, que promovam a geração de negócios, mas também networking, capacitação e soluções inovadoras e tecnológicas em um contexto 360°, envolvendo tanto os ambientes físicos quanto os digitais.

O canal digital Voz da Indústria é um exemplo disso. Criado pela Informa Markets, a plataforma destinada aos profissionais da indústria traz informações exclusivas e inéditas sobre o segmento, oferecendo por meio de conteúdo de qualidade e material técnico, conhecimento para o setor 365 dias por ano.

A própria Expomafe também se encaixa nesse conceito. Além de promover negócios entre os players do setor, a feira disponibilizou mais 80 horas de palestras e conteúdos voltados para discussões da indústria. Atrações como o Parque de Ideias, espaço de aproximação entre universidades e setor produtivo, visando a troca de conhecimento, também são cases de ações que visam encarar o cenário disruptivo dos modos de trabalho e processos produtivos que vão guiar os caminhos da Indústria 4.0.

A 4ª revolução industrial chegou com inúmeros desafios, que somente serão superados integrando informação, conhecimento, tecnologia e novas ideias. A boa notícia é que estamos no caminho certo.

(*) Marco Basso é presidente da Informa Markets

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.